O francês de 52 anos que está internado em Ribeirão Preto por complicações da covid-19 teve uma melhora e pode deixar a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital São Lucas Ribeirânia em 48 horas.
Segundo o boletim médico do hospital divulgado nesta sexta-feira (17), o paciente está estável e no final do tratamento com antibiótico contra uma pneumonia bacteriana. Ele foi extubado (quando a intubação é retirada) na segunda-feira (13) e permanece apenas com aporte por meio de máscara de reservatório.
“Não apresentou alterações clínicas significativas ou intercorrências nas últimas 24 horas. Segue em reabilitação motora e respiratória. Em caso de estabilidade do quadro clínico nas próximas 48 horas, poderá receber alta da UTI”, descreve o boletim assinado pelo médico intensivista Leandro Moreira Peres.
O caso
O homem está internado no Hospital São Lucas Ribeirânia, desde o último dia 28 de novembro. Ele e um amigo desembarcaram no Brasil para trabalhar em uma indústria farmacêutica e não foram vacinados contra a covid-19 na Europa.
O outro francês também foi contaminado, mas apresentou sintomas leves da doença e apenas cumpriu o isolamento em casa.Os sintomas dos dois começaram no dia 15 de novembro.
O exame para mapear a variante causadora da doença constatou a mutação Delta, descartando se tratar da mutação Ômicron.