Publicidade

cotidiano

Parque da zona Sul de Ribeirão vai completar um ano interditado

Espaço de lazer está fechado há quase 12 meses, após infestação de carrapatos; Prefeitura de Ribeirão Preto disse que não há prazo para reabertura

| ACidadeON/Ribeirao -

 

Parque Olhos D
Parque Olhos D'Água, na zona Sul de Ribeirão Preto, está interditado (Foto: Marcelo Fontes)
O Parque Olhos D'Água, na zona Sul de Ribeirão Preto, segue interditado e sem prazo de reabertura. O local está fechado há quase um ano - a interdição ocorreu no dia 12 de julho de 2021 - por conta de uma infestação de carrapatos-estrela.  

O parasita pode ser encontrado em equídeos, bovinos, em outros animais domésticos e em animais silvestres. No parque, o parasita foi encontrado nas capivaras. O carrapato-estrela pode transmitir a febre maculosa que, em alguns casos, pode levar até a morte.

VEJA TAMBÉM 
 
Saiba o que o carrapato encontrada nas capivaras pode ocasionar

Começa greve dos motoristas de ônibus nesta terça em Ribeirão Preto

O que diz a Prefeitura

O caso está sendo acompanhado pela Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto que, por meio de nota, que para ser realizado qualquer tipo de manejo é necessária a aprovação e participação do IBAMA. Em dezembro de 2021, porém, a Pasta afirmou ao acidade on que já havia iniciado estudos para conter a infestação. 

A Saúde de Ribeirão Preto informou a ainda que, em relação as capivaras, que estão confinadas no local, a competência para acompanhar é da Secretaria Estadual da Saúde, por meio do Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, pelo Departamento de Fauna.  
 
VEJA MAIS 
Veja como fica o tempo no 1º dia do inverno em Ribeirão Preto e região
  

Parque Olhos D
Parque Olhos D'Água, na zona Sul de Ribeirão Preto (Foto: Marcelo Fontes / arquivo pessoal)

Publicidade