- Publicidade -
CotidianoColunistas Ribeirão PretoO futuro dos filhos é uma preocupação frequente, em especial para as mães

O futuro dos filhos é uma preocupação frequente, em especial para as mães

Estipule metas familiares como, trocar a televisão, comprar um eletrodoméstico ou fazer uma viagem em família

- Publicidade -
Helen Vogt, líder de Previdência da Blue3 (Foto: Divulgação)

Mamães investidoras

Fica aqui minha homenagem a todas as mães pelo seu dia! Já falei aqui na coluna sobre o meu filho e como faço para que ele tenha contato e aprenda, na prática, a tomar algumas pequenas decisões financeiras. Dar autonomia para os filhos gerenciarem escolhas de consumo e ensinar como gastar a mesada, bem como começar a controlar seus impulsos, para que eles alcancem seus objetivos, é parte do processo, mas as mães, pais e responsáveis, têm papel fundamental na formação dos pequenos. Hábitos saudáveis são criados através do exemplo. E, no contexto em que vivemos atualmente no Brasil, nosso desafio é grande.

- Publicidade -

Hoje quero falar sobre as mães, descoladas, ou nem tanto, “Nutella” ou “Raiz”. Não sei qual delas você é ou você tem, o importante é as mães são nossas referências para muitas coisas, são nossos modelos na vida, inclusive quando falamos sobre investimentos.

Segundo pesquisa da Anbima e do Datafolha, o número de mulheres brasileiras que afirmaram ter alguma aplicação financeira em 2021 era de 28%. Já em 2022, esse número cresceu para 33%, enquanto o total de homens cresceu de 34% para 40% no mesmo período.

Dados do IBGE mostram que temos, no país, mais de 11 milhões de mulheres que são as únicas responsáveis pelos cuidados dos seus filhos e que, 63% das famílias chefiadas por mulheres estão abaixo da linha da pobreza.

Neste contexto, a educação financeira é o caminho para que as nossas futuras gerações possam mudar de vida. Assim, o que fazemos hoje pode ajudá-los, no futuro, a ter hábitos financeiros saudáveis.

Poupar para o futuro dos filhos

O futuro dos filhos é uma preocupação frequente, em especial para as mães. Queremos fazer todo o possível para que nossos pequenos tenham educação de qualidade, possam fazer faculdade e ter qualificação para o mercado de trabalho, em uma carreira de sucesso, trabalhando no que gostam. Muitas vezes, os nossos objetivos particulares ficam em segundo plano para poder garantir tudo isso a eles.

- Publicidade -

Não esqueça de suas necessidades

Investir para o futuro dos filhos é algo importante, mas, investir para não depender deles no futuro é mais importante ainda. Como as instruções recebidas no avião, coloque a máscara primeiro em você, antes de colocar na criança.

Nossos filhos também querem nos ver felizes, não renuncie aos seus sonhos, você precisa estar bem para que seu filho se inspire em você, deixar-se de lado totalmente não te levará para esse caminho.

Como organizar o orçamento familiar

Ensine seu filho a guardar dinheiro, guardando dinheiro. Estipule metas familiares como, trocar a televisão, comprar um eletrodoméstico ou fazer uma viagem em família. Incentive que todos façam pequenas economias até o objetivo ser alcançado. Evite empréstimos para a aquisição de bens de consumo, faça todos participarem do processo.

Esse tipo de desafio estimula em todos a criatividade, a busca por alternativas de economia e até a geração de novas receitas para a realização do objetivo.

São nas pequenas coisas que conseguimos reforçar os laços familiares, criar memorias positivas e boas histórias para contar.

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -