- Publicidade -
CotidianoColunistas Ribeirão PretoOs condomínios e a série ‘Os Outros’ da Globoplay

Os condomínios e a série ‘Os Outros’ da Globoplay

- Publicidade -

Nas últimas semanas, a série ‘Os Outros’, na plataforma de streaming Globoplay, tornou-se a mais assistida e bateu recordes de audiência. Para quem ainda não viu, a série é ambientada em um grande condomínio do Rio de Janeiro e trata-se de um drama sobre a tensão entre vizinhos, tendo como pano de fundo a crise econômica, a corrupção e a violência no Brasil.

A série se desenrola a partir de uma briga banal entre dois adolescentes na quadra de futebol, que provoca um conflito generalizado entre família vizinhas com consequências muito sérias dentro do condomínio.
 

- Publicidade -

E para a surpresa de muitos, o condomínio fictício Barra Diamond é um condomínio com uma grande infraestrutura. Há quadras de tênis de grama e saibro, ciclovia de corrida, pista de skate, quadra de futebol society etc.


Mas, se você mora em condomínio, sabe que onde há gente, há possibilidade de conflitos porque ninguém vive sozinho e é a partir daí que tudo pode se tornar um pesadelo.

E qual, na verdade, é a mensagem que a série quer transmitir e que podemos trazer para a vida condominial real?

Necessário reforçar que todos esses fatos extremos relatados na série ‘Os Outros’ aconteceram depois de um mero desentendimento entre adolescentes.

Os pais, adultos formados que, a princípio, detêm maior experiência e discernimento, não souberam contornar a situação de maneira pacífica e foram obrigados a conviver diariamente sob um clima de tensão no condomínio.

A mensagem que a narrativa quer transmitir para os telespectadores é essa, segundo o autor: até aonde a falta de diálogo pode levar as pessoas. E o melhor local para representar essa problemática é, certamente, a convivência em condomínio.

- Publicidade -

Inclusive, em entrevista exibida no ‘Fantástico’, o autor Lucas Paraizo conta que se inspirou nas notícias de conflitos absurdos que têm ocorrido ultimamente nos condomínios, como a do homem que, irritado com os latidos de cachorros, disparava bolinhas de metal com estilingue em direção às varandas dos prédios vizinhos.

Outro problema que é tratado, além dos conflitos psicológicos e físicos que a série apresenta, é o da corrupção nos condomínios.

Sabemos que nem todo síndico participa ou tira vantagens dos condomínios durante o seu mandato, mas é importante entender o que leva, muitas vezes, um administrador a se corromper, lembrando sempre que uma fiscalização constante do conselho fiscal eleito para essa finalidade é de suma importância.

E por que ‘Os Outros’?

A série aponta uma crítica para o comportamento de cada indivíduo dentro da sociedade. O nome dado à trama ‘Os Outros’, sustenta essa compreensão equivocada e irresponsável que muitas pessoas têm de si mesmas, afinal, “nunca sou eu; sempre são os outros”.

A série tem uma temporada de 12 episódios e é disponibilizada pela plataforma Globoplay, sob assinatura. O sucesso foi tão grande que já está sendo gravada a segunda temporada.
É a arte imitando a vida!

LEIA MAIS
Praia do litoral de São Paulo tem estátua como lembrança da novela Mulheres de Areia

- Publicidade -
Vítor Neves
Vítor Neves
Graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, atuou como assessor de imprensa, coordenador de podcast e produtor de conteúdo. Foi estagiário da EPTV, afiliada da TV Globo, e auxiliou em grandes coberturas, como pandemia de Covid-19 e eleições.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -