As altas temperaturas no Sudeste têm chamando a atenção, já que em estamos no outono e diversas regiões do interior do estado de São Paulo, por exemplo, estão registrando temperaturas entre 35ºC e 37ºC, caracterizando uma onda de calor.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que o calorão comece a dar trégua no dia 15 de maio, contudo, a meteorologia afirma que em um cenário pessimista, existe a chance da onda de calor se estender durante todo o mês.
Neste momento, existem três avisos meteorológicos de onda de calor emitidos pelo Inmet, com possibilidade de risco à saúde devido às temperaturas pelo menos 5ºC acima da média por período maior do que cinco dias.
Onda de calor vai se estender durante o mês de maio?
De acordo com o meteorologista Matheus Manente, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), e do Meteored, até o domingo (05), as temperaturas no Centro-Oeste e Sudeste do país continuarão atingindo valores superiores a 37ºC.
O calorão também deve continuar ao longo da semana que vem. Entre os dias 06 e 13 de maio, as temperaturas podem permanecer de 6ºC a 10ºC acima da média em algumas regiões de São Paulo.
O meteorologista ainda afirma que, neste momento, não há nenhum indício de que a onda de calor vá acabar tão cedo.
Por que a frente fria não chega ao interior de SP?
A falta de chuva e ausência de nuvens sobre está deixando o tempo bastante ensolarado e quente.
Isso acontece devido à presença de um bloqueio atmosférico – uma massa de ar seco associada a uma região de pressão atmosférica muito alta, que impede o avanço de massas de ar frio e chuvas.
SAIBA MAIS
Agrishow afirma que alcançou R$ 13,6 bilhões em negócios em 2024
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM