Publicidade

imovelshow

Os novos centros de Ribeirão Preto

Com mais de 700 mil habitantes, a cidade continua seu processo de expansão a partir das novas centralidades que surgem em cada região

| ACidadeON/Ribeirao -

 

Cerca de 712mil pessoas vivem atualmente em Ribeirão Preto, segundo o IBGE. Comparado ao censo de 2010, a cidade ganhou 100mil novos moradores em apenas uma década. Além deles, tem muita gente que vem diariamente para a cidade à trabalho ou em busca de serviços. Acomodar toda essa população depende de espaço e infraestrutura. Por isso, o desenvolvimento de cada região precisa ser estratégico e sustentável. 

A criação de novos núcleos econômicos ajuda a atrair investidores. A exemplo da expansão da zona sul de Ribeirão Preto. Um plano de avenidas definido na década de 70 criou condições para este crescimento imobiliário e de valorização de áreas. Mas outras zonas urbanas ainda tem potencial na avaliação do arquiteto e urbanista Silvio Contart, presidente do Conselho Municipal de Urbanismo, o COMUR. "Os novos loteamentos que aconteceram de lá para cá foram obedecendo essas diretrizes. Então, a Zona Sul conta com um sistema de avenidas que não é tão frequente em outras regiões. Então você tem uma cidade que se desenvolveu muito relacionada à circulação de automóveis, na qual acaba se beneficiando a região que tem mais ruas. Então, nós temos shopping centers, prédios de escritórios, rua comercial, com banco e outros negócios, e aí todo o apoio que vem atrás disso nos bairros de uso misto que acontecem de uma forma e a gente acha que poderia acontecer também no resto da cidade, a gente poderia ter a organização de uma nova centralidade na Zona Norte, na Zona Leste, existem condições para isso de criar comunidades em vários lugares e cada uma delas ter uma centralidade própria." Diz Silvio Contart. 

Para isso é preciso avaliar as necessidades de cada região de acordo com suas particularidades, estabelecer incentivos e restrições específicas para cada uma delas. O presidente do COMUR acredita que assim é possível conseguir um desenvolvimento social além do mercadológico. "Nós temos diferenciação entre padrão de empreendimentos relacionados com quem faz. Porque nós tivemos na Zona Norte muitos conjuntos habitacionais desenvolvidos pela COHAB ou por órgãos do Estado, como o CDHU, e que usam padrões mais simples e mais baratos para atender a população, quer dizer, um número maior de pessoas. Na Zona Sul, a maioria dos empreendimentos são de mercado. Quer dizer, é tão bom quanto alguém pode pagar. Não é um problema do planejamento da cidade, é uma questão relacionada ao sistema econômico nosso, de mercado, em que as coisas são oferecidas e quem pode pagar, compra".

Nos próximos podcasts do Especial Morar Bem, nosso foco será exatamente nas particularidades regionais de Ribeirão Preto. Conversaremos sobre as Zonas Norte, Sul, Leste e Oeste. Ouça e compartilhe!
O CBN.DOC Especial Morar Bem tem a produção de Amanda Pioli. Sonorização de Mateus Akira e Alexandre Campos. A apresentação é de Sandra Lambert.

Publicidade

Últimas Notícias

Paisagismo tropical ostenta texturas e cores perenes
Ribeirão Preto terá o primeiro Supermercado Copercana
Modernità, em Franca, será entregue pela Ascen em dezembro
Pioneira, Morada leva edifícios para o Parque das Oliveiras
Casa Rara e Jacuzzi exibem ideias para casa mais Wellness
Casa Rara apresenta porcelanato que elimina vírus e bactéria
Saiba os benefícios de viver na Zona Norte de Ribeirão Preto
Parque das Oliveiras atrai indústria, comércio e serviços
As melhores opções de apartamentos na Zona Norte de Ribeirão
Copercana aposta na expansão da Zona Oeste de Ribeirão Preto
Pedreschi Construtora comemora 30 anos inovando no mercado imobiliário
Entenda o que é um apartamento de qualidade Premium
Conheça a BRZ e os melhores apartamentos na Zona Norte
A Casa Rara apresenta lançamentos exclusivos da Vallvé
Banheiro transformado em espaço de relaxamento e bem-estar
Todeschini confirma presença na 3ª edição da CASACOR
Com foco em lâminas de madeira, Todeschini lança Origine II
Com responsabilidade social ativa, Todeschini faz diferença
Todeschini oferece excelência em móveis planejados
O futuro chegou a Ribeirão Preto
Especial Publicitário

Publicidade

Viu Essa?

Entenda a batalha judicial entre Virgínia Fonseca e Rezende
Em Miami, Anitta leiloa experiência no Carnaval, mas festa segue incerta no Brasil
Kanye West e Pharrell Williams curtem MPB durante desfile da Louis Vuitton; veja o vídeo

Mais notícias


Publicidade