Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

Lazer e Cultura

Por que no Brasil o Dia dos Namorados não é em fevereiro? Entenda

Enquanto nos EUA e na Europa a data é celebrada nesta quinta-feira (14), no Brasil o dia do amor é celebrado em 12 de junho

| ACidadeON/Ribeirao

Hoje é comemorado o Dia de São Valentim, data é semelhante ao Dia dos Namorados (Foto: Free-Photos / Pixabay)

Ao redor do mundo, muitos casais comemoram no dia 14 de fevereiro o Valentine's Day (traduzido como Dia de São Valentim), data conhecida no Brasil como Dia dos Namorados. 

Porém, por aqui o dia é lembrado quase quatro meses depois, em 12 de junho. Então, qual o motivo da diferença entre datas de celebração do amor?

De acordo com a professora de Letras Elaine Christina Mota, o motivo da diferença entre datas é comercial. Ela explica que na década de 40, João Doria, pai do governador do Estado de São Paulo, João Doria Jr., criou a data para aumentar as vendas do mês. "As vendas caiam nesse mês e eles precisaram arrumar alguma comemoração. Ele instituiu isso depois da guerra e pegou", diz a professora.

Já o Dia de São Valentim, celebrado nos Estados Unidos e na Europa, é muito anterior ao Dia dos Namorados no Brasil. A data começou a ser celebrada no século 5 após o papa Gelásio declarar o dia oficial do santo.

Apesar das histórias de origem do santo variarem, a mais famosa segundo Elaine é que São Valentim era um padre de Roma que foi condenado à pena de morte em 14 de fevereiro de 270.

Os casamentos na época foram banidos pelo imperador Cláudio II, que acreditava que os homens casados se tornavam piores soldados. "Se casassem, a tendência deles lutarem de uma maneira pior seria maior pois eles iriam querer voltar para a família".

Mas Valentim, que segundo a professora era "a favor do amor", começou a realizar cerimônias em segredo. Ele foi descoberto, preso e sentenciado à morte. Antes de ser executado, Valentim deixou uma carta para a filha de um general, a qual o padre se apaixonou, e a assinou como "seu Valentim". "Assinou 'Yours, Valentine', por isso que nos países de língua inglesa no 14 de fevereiro as pessoas assinam 'your valentine'".

Só que nos países em que o Dia de São Valentim é celebrado, não são apenas os namorados que são lembrados. "Ele pode ser comemorado como o amor universal, não apenas o romântico. De pais para filhos, de netos para avós, existem até cartões para cachorro. Já na Finlândia, por exemplo, é comemorado como Dia da Amizade", diz a professora.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook