Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

Notícias

No mês em que se comemoram os Dias Nacional e Internacional do Livro Infantil, Iguatemi São Carlos traz a feira Book Lovers Kid

"Leitores dificilmente resistem a convidativos livros expostos", afirma pedagoga

| ACidadeON/São Carlos

No mês em que se comemoram os Dias Nacional e Internacional do Livro Infantil, Iguatemi São Carlos traz a feira Book Lovers Kid
 
O mês de abril é marcado por duas importantes datas para a literatura: o Dia Internacional do Livro Infantil (2 de abril) e o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril). Além de comemorações em espaços educacionais, o período se torna inspirador também em lugares de acesso público, que promovem feiras com diversas opções de títulos e valores mais acessíveis.

De acordo com a pedagoga são-carlense, Priscila Chiaradia, as feiras são importantes para o fomento à leitura, pois "livros precisam ser selecionados na presença de livros. Leitores iniciantes ou iniciados dificilmente resistem a convidativos livros expostos, cada qual guardando um intrigante segredo pedindo para ser contado", diz.

Segundo Priscila, essa também é uma estratégia que pode ser adotada por pais, professores e tutores em lugares que as crianças costumam frequentar, com o objetivo de estimular neles o hábito da leitura. Com o tempo, os livros espalhados pela casa, por exemplo, chamarão a atenção dos pequenos, que começarão a escolher os títulos mais interessantes para eles.

"Um critério inicial é o material do qual o livro é feito, pois trata-se de um grande componente do processo de estímulo. A importância dessa característica é maior em crianças com idades até 4 anos cuja leitura se apoia muito mais no visual e no tátil do que, digamos, a leitura de crianças alfabetizadas ou adolescentes", explica a pedagoga.

Nesse sentido, Priscila conta que livros de páginas grossas ou que misturem texturas, livros em pop-up e, sobretudo, títulos de bons ilustradores são os mais adequados para a primeira infância. Para as crianças maiores, contudo, temas e gêneros podem ser parâmetros para a escolha. Com um pouco de incentivo, as crianças vão criando autonomia para escolherem seus livros sozinhas, e, o mais importante, desenvolvendo e explorando o gosto pela leitura ao longo da vida".

Iguatemi São Carlos recebe a feira "Book Lovers Kids"
De olho no panorama geral de eventos que acontecem pelas cidades do país, o Iguatemi São Carlos se preparou para trazer uma opção extra para os são-carlenses. Até o dia 30 de abril, acontece a feira "Book Lovers Kids", na Praça de Eventos do Shopping.

São mais de 3 mil títulos de 10 diferentes editoras, que contemplam livros infantis, educativos, interativos e de alfabetização, além de títulos clássicos para jovens e adultos. Os valores vão de R$ 3 a R$ 80, com preços até 30% inferiores aos de estabelecimentos fixos.

O projeto, que acontece desde 2003, é itinerante e chega a realizar em média 15 feiras por mês em vários estados do Brasil.

Mais do ACidade ON