Aguarde...

ACidadeON São Carlos

boa

Um roteiro cultural pela região da "Califórnia Brasileira"

A região de Ribeirão Preto é rica em museus que nem sempre ganham os holofotes merecidos; Selecionamos 6 opções gratuitas para você garantir um ótimo passeio

| ACidadeON/Ribeirao


Viajar nos próximos dias talvez esteja fora dos seus planos por questões financeiras. Mas já pensou em aproveitar a região para um passeio bem econômico e cultural? A região de Ribeirão Preto é rica em museus de estilos e propósitos variados e visitá-los pode ser uma verdadeira aula de história para a família inteira. 

E para te ajudar a organizar um roteiro legal, selecionamos 10 opções para você levar as crianças e ainda passar um fim de semana cheio de aprendizado. Confira:  

Museu Casa de Portinari (Foto: Divulgação)
Museu Casa de Portinari (Brodowski)  

Talvez um dos mais famosos e mais procurados museus da região, o Casa de Portinari é a residência real do pintor transformada em um acervo. Além de poder conhecer as obras originais e compreender seus contextos históricos e sociais, a instituição oferece também o projeto Domingo Com Arte, onde crianças aprendem pintura e artes gratuitamente, todo segundo domingo de cada mês.  

O museu funciona de terça a domingo das 9h às 18h e às quartas-feiras das 9h às 20h. Veja mais no site.   

Onde: Praça Candido Portinari, nº 298 - Brodowski | SP | Informações: (16) 3664-4284  
 
 
Museu da Cana (Pontal)  

O antigo Engenho Central (construído no início do século XX e preservado em seu conjunto edificação/equipamentos/maquinários) acolhe o Museu da Cana, na cidade de Pontal. Mantido pela família Biagi, o espaço resgata a memória industrial da cana-de-açúcar que tanto influenciou a história da nossa região e o desenvolvimento do Brasil. Além de o visitante conhecer de perto um acervo composto de moderna maquinaria escocesa de fim dos anos de 1880: moenda a vapor, cozedores, cristalizadores e ensacadores trazidos da Europa, também é possível participar dos eventos sazonais. No dia 6 de julho, por exemplo, acontece o Arraiá do Museu, além de doação de mudas, atividades culturais e ambientais e o   

Domingo no Museu, que oferece uma programação guiada.  

O museu funciona de quarta-feira a sexta-feira das 10h as 16h com entrada gratuita. Mais informações no site.   

Onde: Fazenda Engenho Central, Casa 1, Zona Rural Pontal.  
 

Museu da Cidade (Sertãozinho)
 

O acervo do Museu da Cidade, na cidade de Sertãozinho, é composto por objetos históricos, obras de arte, moedas antigas e itens que contam a história oral e escrita da cidade, além de obras de arte relacionadas à evolução agroindustrial do município. O prédio do Museu da Cidade é uma das edificações mais antigas de Sertãozinho, tendo sido construído de acordo com a arquitetura vigente do começo do século conhecida como miscelânea paulista, por se apropriar de conceitos europeus. A casa foi inaugurada em 1916 e funcionou como Fórum da Comarca e Cadeia Pública até 1958. Após isso, foi sede do Movimento Brasileiro de Alfabetização, Delegacia de Trânsito e, posteriormente, o Núcleo de Desenvolvimento Cultural, "Maestro Oscar Meneghini", um espaço cultural público. Constantemente, o museu recebe mostras, exposições, saraus e eventos itinerantes.  

O museu funciona todos os dias das 8h30 às 17h30 e das 18h30 às 21h30.  

Onde: Rua Expedicionário Lellis, nº. 1500 | Centro | Sertãozinho - SP | Informações: (16) 3945-9363.  
 

Museu de História Natural (Cravinhos)  

Referência no segmento no interior de São Paulo, o museu abriga em torno de 2 mil espécies de animais taxidermizados (empalhados) em seu acervo, e se propõe a guardar a identidade cultural cidade e trabalhar com a conscientização ambiental e convívio harmônico com a natureza. Entre as principais atrações do museu, estão uma sucuri de 7 metros, leão, tubarões, jacaré-açu, jaguatirica, onça, quati, tatu-canastra, entre outros. O local já recebeu a visita de aproximadamente 40 mil pessoas de várias regiões.  

O Museu funciona de 4ª feira a sábado das 8h às 11h e das 13h às 17h; aos domingos, das 9h às 12h e das 14h às 17h. A entrada é gratuita.  

Onde: Rua Corifeu de Azevedo Marques, 71 Cravinhos SP | informações: (16) 3951-8407.  
  
Casa da Memória Italiana (Foto: Divulgação)
Casa da Memória Italiana (Ribeirão Preto)  

Uma casa construída entre 1923 e 1925 pelo casal de imigrantes italianos Pedro Biagi e Eugenia Viel Biagi, chama a atenção bem no centro da cidade, ao lado da Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto. Por ser uma residência conservada e tomada como museu, ela ainda abriga mobiliário, objetos e decorações originais, proporcionando uma verdadeira volta ao passado. Além da visitação guiada, o espaço também promove exibições de filmes e outros eventos pontuais em seu jardim.  

O Museu fica aberto para visitação com monitores às quintas-feiras às 15h e aos sábados às 10h, com agendamento prévio pelo telefone (16) 3625-0692. Para grupos, a visitação acontece também com agendamento às quartas-feiras, das 8h30 às 12h30 e sextas-feiras das 13h30 às 17h30. Visitação é gratuita. 

Onde: Rua Tibiriçá, 776 Centro Ribeirão Preto-SP. Mais informações no site.
 

Museu Histórico Alaur da Matta (São Simão)  

Idealizado e fundado por quatro amigos apaixonados por arqueologia em 1978, o atual museu foi reconhecido como tal em 1988 com a concessão de uso do prédio da antiga Escola Normal construída em 1923. Ocupando uma área construída de 797 m², o museu tem foco em pesquisa, preservação e difusão de patrimônio histórico e cultural da cidade. Ao todo, são 5 salas de exposição com itens de arqueologia, ligados à imigração e à Revolução de 1932. Uma das salas possui em seu acervo evidências materiais da ocupação humana anterior a colonização do Brasil como pontas de flecha e machados polidos e cerâmicos, uma urna funerária Tupi, todos encontrados no município. Ao todo, são 9 mil itens. Além disso, há um espaço para o desenvolvimento da arqueologia experimental.  

O museu tem entrada gratuita e funciona de segunda à sexta das 11h às 17h e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 14h. www.museusimonense.com.br

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON