Publicidade

conteudo-patrocinado

7 Conceitos de SEO em alta e que você deve implementar hoje!

Conheça os conceitos de SEO que são tendências e que você esta deixando de implementar na sua estratégia

| ACidadeON/São Carlos -

Imagem: Idrixel - Freepik.com
 

É bem provável que você já tenha ouvido falar a respeito do SEO e do quanto ele consegue gerar resultados positivos para a sua campanha, não há como negar o quanto essa técnica, quando bem aplicada, gera inúmeras vantagens ao seu projeto. 

E esse é o principal motivo que faz com que grandes empresas estejam investindo nesse tipo de técnica, afinal de contas, o SEO bem-planejado consegue gerar ótimos benefícios a longo prazo, algo que todo empreendedor almeja. 

Porém, é válido salientar que não é apenas as grandes empresas que podem se aproveitar de todas as vantagens do SEO, na verdade, trata-se de uma técnica capaz de gerar ótimos resultados especialmente para aqueles que estão começando. 

Com ele, a sua empresa tem muito mais destaque no território nacional, ou, se você ainda tem um negócio físico, mas gostaria de atrair mais público, a melhor escolha com certeza é investir em SEO local. 

A grande vantagem dessa técnica é justamente o fato de poder se adaptar às diversas situações. Então, qualquer empresa, independente do segmento, pode aproveitar todos os benefícios que o SEO bem aplicado consegue ofertar. 

Mas como fazer isso? A verdade é que, por mais que haja uma série de agências de SEO, a internet serve justamente para deixar os conhecimentos mais vastos e acessíveis a todos os públicos, e é por essa razão que hoje falaremos de alguns conceitos que você deve estar à par. 

Portanto, para ter acesso a todos os nossos conteúdos, e saber quais conceitos de SEO estão em alta para você implementar hoje, é só continuar nesse artigo! Sem mais delongas, vamos ao que importa.

O que é SEO? 

Toda pessoa física ou jurídica que está presente no meio digital que possui um site, tem o intrínseco desejo em comum: que o seu público-alvo chegue até a sua página, no entanto, como ser notado no meio de várias opções? 

É para isso que serve o SEO. Ou seja, fazer com que as pessoas certas cheguem até o seu negócio, não há como negar o quanto o site é importante para qualquer negócio, e, por consequência, isso também aumentou a importância de trabalhar o SEO de cada página. 

Para você entender melhor o objetivo do SEO, é preciso entender algumas questões que permeiam o assunto. Com certeza você já deve ter ouvido falar do Google, não é mesmo? Então, sempre que uma pessoa pública uma página na internet, os buscadores (como o Google), são responsáveis por indexar. 

A partir disso, os usuários podem encontrar assuntos relacionados a sua pesquisa. Porém, você já notou o tanto de páginas que há na internet, não é mesmo? Fora isso, deve-se considerar todas as páginas publicadas todos os dias. 

Nesse contexto, surge a pergunta: como fazer para que a minha página apareça na frente das outras? 

É justamente aqui que surge o Search Engine Optimization (SEO), ou seja, uma otimização para os motores de busca. Um aglomerado de técnica que visa influenciar os algoritmos dos buscadores, de modo a definir o ranking de uma página para determinada palavra-chave.

História do SEO? 

No ano de 1993 surgiu o Architext, tido como o primeiro buscador da internet. Com o seu sucesso, surgiram os sucessores, como o Yahoo! E o Google. Esse último, no entanto, foi feito para ser uma ferramenta de busca de larga escala e organizar a internet. 

Sendo assim, utilizava uma estrutura de links, de modo a determinar a relevância das páginas, de acordo com aquilo que o usuário buscava. A ideia teve inspiração do meio acadêmico: um artigo recebe citações de revistas e artigos de outros autores. 

Logo, isso define a sua relevância, isto é, a reputação. De certa forma, classifica quais são os mais confiáveis. Dentre dessa lógica, desenvolveu-se o PageRank, uma métrica de 0 a 10, feito para calcular a quantidade de qualidade dos links que uma página recebe. 

O termo SEO teve menção pela primeira vez em 1997, no livro Net Results. De acordo com os escritores, o termo surgiu sobre uma discussão a respeito do posicionamento do site da banda Jefferson Starship em sites de busca. 

Eles notaram que, ao incluir mais palavras-chave, o site voltou a obter a primeira posição e, a partir disso, chamaram a técnica de Search Engine Optimization. Desde então, novos estudos foram sendo feitos, de modo a melhorar a classificação de um site com base em técnicas de SEO.

Como começar uma estratégia de SEO? 

Como você pôde notar, desde o início a função do SEO era fazer com que os usuários pudessem obter melhores posições nos sistemas de busca. E isso por si só já trazia grandes benefícios, como o fato de se tornar mais conhecido no âmbito digital. 

Para quem deseja promover uma marca, é inegável o valor que isso tem. Mas, com o passar do tempo, os buscadores foram se refinando. Isso quer dizer que, hoje em dia, não basta só trabalhar as palavras-chave no corpo do texto. 

Deve-se elaborar mais coisas, de modo a obter bons resultados, que sejam de fato duradouros. Então, como começar uma estratégia de SEO? É sobre isso que falaremos a seguir. Confira!

Pesquisa de palavras-chave 

De modo a melhorar o tráfego orgânico do seu site na totalidade, é essencial que a pesquisa de palavras-chave estejam em dia e de acordo com aquilo que você precisa. Afinal de contas, essa técnica não serve apenas para aumentar o tráfego. 

Também é uma das formas de fazer com que as pessoas certas tenham acesso ao conteúdo. Ou seja, o público que mais se encaixa nos seus produtos ou serviços. É através de uma boa estruturação de palavras-chave que você atrairá esse público. 

Responder os seus usuários, utilizando as palavras-chave corretas, fará com que isso aconteça. Certo, mas como fazer para encontrar os termos que tem mais busca pelo seu público-alvo? Há várias forma e, dentre elas, podemos citar: 

- Conheça a persona do seu negócio;
- Faça uma pesquisa de palavras-chave. 

Esse é um dos motivos pelo qual é importante a criação e definição da sua persona. Dessa forma, você consegue se comunicar de forma direta com o seu público. Afinal de contas, a partir do momento que você conhece seu público, a tarefa se torna muito mais simples.

SEO on-page 

Todos os motores de busca averiguam as páginas da web e, dentre as averiguações, considera alguns termos técnicos que se referem às estruturas e aos conteúdos do site. É por essa razão que não basta apenas trabalhar a palavra-chave no desenvolvimento do texto. É muito mais do que isso. 

O SEO on-page nada mais é do que um tipo de otimização que se foca com que as suas páginas da web se tornem mais adequadas aos requisitos dos motores de busca, a fim de atender os fatores de rankeamento. 

Essa é uma das formas de se sobressair no meio digital, por isso é tão importante nas estratégias. Dentro do SEO on-page, deve-se apresentar um valor único nos conteúdos, direcionando-os para palavras-chave. 

Dentre algumas das técnicas de SEO on-page, podemos citar: 

- Título da página;
- Meta description;
- Endereço da página (URL);
- Imagens;
- Headings;
- Linkagem interna;
- Sitemap entre outros.

SEO off-page 

Em contrapartida, o SEO off-page também é um conjunto de técnicas, mas que se aplicam em estratégias fora das páginas, de modo a aumentar a relevância no mercado. Por consequência, também melhora o posicionamento nos mecanismos de busca. 

Afinal de contas, para o Google e demais buscadores, não importa apenas entender sobre do que se trata o seu conteúdo. Eles devem saber que a sua página é estruturada e, claro, saber.
Para o Google, não interessa apenas encontrar os seus conteúdos, entender sobre o que eles falam e perceber como as páginas são estruturadas. Além disso, o buscador também quer saber como o site se relaciona com o restante da web. 

Isto é, se o seu site recebe links e menções de outras páginas, se elas são confiáveis e se, de alguma forma, se relaciona com o que seus conteúdos, por exemplo. 

SEO Técnico 

O SEO técnico, por sua vez, é um conjunto de técnicas que se relaciona à estrutura de um site. O intuito, nesse caso, é de fazer com que as suas páginas se tornem mais rápidas, entendíveis, rastreáveis e facilmente indexadas. 

Ou seja, lida com a parte de trás das páginas, o que é fundamental para que as demais estratégias funcionem e tenham os resultados que se espera. 

SEO Local 

Esse tipo de SEO também procura otimização nos sistemas de busca. Mas, nesse caso, considera a geolocalização e outros recursos. Ou seja, é uma das formas de alavancar um negócio físico. 

SEO nas redes sociais

É válido relembrar que as redes sociais estão passando por grandes mudanças na forma com que os usuários a utilizam. A cada dia que passa, chama mais a atenção dos usuários. Por consequência, consegue gerar audiência. 

Inclusive, muitos utilizam as redes como um mecanismo de busca, portanto, aplicar técnicas de SEO tem sido fundamental. O uso de hashtag é um grande exemplo. Ademais, nada impede que seu perfil seja encontrado no Google ou Bing. 

Curso de SEO 

Devido à importância do SEO, cada vez mais pessoas têm procurado por cursos, de modo a aumentar os conhecimentos a esse respeito e tornar um negócio mais autônomo. 

Conclusão.

Como você pôde notar, o SEO faz parte da internet desde que ela surgiu, praticamente. Portanto, de modo a se manter mais relevante no âmbito digital, é essencial entender todas as questões que se relacionam com o assunto. 

Analista de SEO Wagner Santos
- Fone: +55 62 993796115
- Contato: seowagnersantos@gmail.com
- Site: seowagnersantos.com.br

Publicidade