Aguarde...

Cotidiano

Vacinação da gripe: Saúde pede para idosos aguardarem em casa

Idosos cadastrados nas Unidades de Saúde da Família (USFs) não necessitam de agendamento. Disk Vacina estava congestionado na manhã desta segunda-feira (23)

| ACidadeON/São Carlos

Vacinação contra gripe começa hoje. (Foto: Carlos Bassan)

A Campanha Nacional da Vacinação contra a Gripe começa nesta segunda-feira (23) em todo o país. Em São Carlos (SP), a primeira etapa, que prioriza idosos, será feita em domicílio.  

Para idosos cadastrados no e-SUS pelas Unidades de Saúde da Família (USF) não é necessário agendamento, já que as 22 equipes existentes na cidade estão indo nas residências que atendem para realizar a vacinação.  

Os usuários do SUS que só utilizam Unidades Básicas de Saúde (UBS) devem agendar a vacinação na central telefônica Disk Vacina nos números (16) 3368-2044, 3368-5593, 3362-1350, 3372-6592, 3368-7400 ou 99754-1585.  

A vacinação de idosos será priorizada até 15 de abril, portanto, não é necessário preocupação. Na manhã desta segunda-feira (23), os telefones para agendamento estavam congestionados e muitos procuraram as unidades de saúde. A orientação é para que aguardem a vacinação em casa.  

Meta
A meta é vacinar 90% do público alvo em São Carlos, o que corresponde a 29.261 pessoas idosos e 7.834 profissionais da área da saúde.  

"Os idosos foram priorizados por causa do novo coronavírus, mas não podemos correr risco de aglomerações nas unidades, por isso essa medida. Estamos pedindo para todos ficar em casa, portanto não seria coerente fazer o grupo de risco da COVID-19 circular em diversas regiões da cidade", explicou Denise Braga, diretora do DGCA.  

Veja o calendário
23 de março:
início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da área da saúde podem tomar a dose.
A partir do dia 16 de abril: o público-alvo é ampliado para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e pacientes com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, asma, entre outras).
A partir do dia 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos incompletos, pessoas entre 55 e 60 anos incompletos, gestantes, puérperas e indígenas começam a receber a vacina.

Mais do ACidade ON