Aguarde...

Cotidiano

Mais de 2,7 mil contas apresentaram consumo acima da média, diz Saae

Reunião realizada na última sexta-feira (16) apresentou as novas reavaliações realizadas pela comissão. Veja os dados

| ACidadeON/São Carlos

Rafael viu sua conta aumentar em 5.176% de um mês para o outro. Foto: Arquivo pessoal

A comissão criada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), em conjunto com o poder público, se reuniu pela segunda vez na sexta-feira (16). Segundo a autarquia, mais de 1,5 mil contas referentes ao mês de setembro e outubro passaram por reavaliação por apresentar consumo três vezes maior que a média dos últimos seis meses.  

Na ocasião foi apresentada a evolução dos trabalhos realizados pela comissão. Após análise de todas as contas mensais de setembro com vencimento em outubro, foram identificadas 1.373 contas que apresentaram consumo maior que a média, o que corresponde a 1,21% do número total de ligações do município.  

Desse total de contas apuradas, já foram geradas 515 ordens de serviços, sendo 263 para aferição dos hidrômetros, 244 para detecção de possíveis vazamentos e oito para confirmação de divergência de leitura.  

Para as contas de outubro com vencimento em novembro, até o momento foram analisadas 17.858 contas, das quais 177 também apresentaram consumo excessivo.  

Mensalmente, a autarquia emite 113 mil contas referentes a 113 mil ligações. Segundo Benedito Marchezin, presidente do Saae, cerca de 27 mil contas apresentaram distorções neste período de pandemia.  

Primeira reunião
A comissão foi criada após aprovação pela Câmara Municipal de um projeto de lei do vereador Paraná Filho. Compõem os trabalhos os servidores Oelcio Sentanin, Elaine Odete Florindo, Gilmar Xavier Marques, Vitor Hugo da Trindade Silva, Lucimara Zambon, todos da autarquia e também a diretora do Procon São Carlos, Juliana Cortes e pela Câmara Municipal, o vereador Paraná Filho.  

Na primeira reunião realizada no dia 3 de outubro, o presidente da comissão, Oelcio Sentanin, disse que após a avaliação de 100 mil contas foram identificados 1.232 usuários que apresentaram consumo três vezes maior que a média dos últimos três meses, o que corresponde a 1,23% do número total de ligações que São Carlos possui.  

Como buscar ajuda
O SAAE orienta aos usuários, ainda com dúvidas, a entrarem em contato com a autarquia para demais orientações através dos seguintes canais de atendimento: pelo e-mail atendimento@saaesaocarlos.com.br ou pelos telefones 3371-9000 ou 08000-111-064. A ligação é gratuita. Cada caso é individual e está sendo analisado separadamente.

Mais do ACidade ON