Aguarde...

Cotidiano

Novas medidas da fase amarela passam a valer hoje (11); entenda

São Carlos (SP) permaneceu na mesma situação em que estava, mas agora deve atender as determinações; próxima reclassificação será em 5 de fevereiro

| ACidadeON/São Carlos


Centro de São Carlos (SP). Foto: ACidade ON

São Carlos (SP) permaneceu na fase amarela do Plano São Paulo por mais um mês. As medidas desta fase, que começam a valer a partir desta segunda-feira (11), tiveram alterações realizadas pelo governo estadual.  

Além da mudança mais rígida para o avanço para a fase verde e também outras medidas para a fase laranja do plano de flexibilização, algumas alterações foram anunciadas pelo Governo.   

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS

O que muda na Fase Amarela  
- Todas as atividades em funcionamento. Antes, alguns setores como o de eventos estava proibido de funcionar;
- A capacidade máxima passa a ser limitada a 40% de ocupação para todos os setores. Antes, o percentual variava por setor: academias podiam operar com apenas 30% da ocupação, por exemplo;
- O horário de funcionamento passa a ser limitado a 10 horas por dia para todos os setores. Antes, o horário variava por setor;
- Parques estaduais, museus, galerias, teatros e cinemas passam a ser abertos com medidas sanitárias definidas pelo município;
- O atendimento presencial ao público pode ser feito apenas até as 22h, em todos os setores, exceto no setor de bares, que pode funcionar até as 20h.

O sistema drive-thru e delivery continua permitido como opção aos comerciantes, assim como a proibição de vendas de bebidas alcóolicas após às 20h em todo o Estado. Além disso, os estabelecimentos devem cumprir as medidas sanitárias estipuladas pelo município.  

As normas sanitárias são as mesmas para todos os segmentos: disponibilizar higienização para funcionários e consumidores com álcool gel 70% em pontos estratégicos; os funcionários devem utilizar máscaras durante toda a jornada de trabalho, assim como os consumidores; o acesso e o número de pessoas nos estabelecimentos devem ser controlados; manter todas as áreas ventiladas; e a fila deve ter distanciamento de 2 metros entre as pessoas.

Em São Carlos (SP), o comércio segue funcionando no mesmo horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 17h. Até o momento, o Shopping Iguatemi também manteve seu horário de funcionamento das 10h às 22h por todos os dias. Já o Passeio São Carlos tem variação de funcionamento de acordo com os comerciantes. Os horários específicos podem sem encontrados no site.  

Plano São Paulo
Reclassificação
De acordo com o Centro de Contingência, a ideia é dificultar a mudança de fase, mas permitir que mais setores funcionem, direcionando as restrições de forma mais específica. A nova classificação será feita em 5 de fevereiro, mas se houver piora nos indicadores, pode haver reclassificação das regiões.

Segundo o coordenador do Centro de Contingência da Covid-19 do estado, Paulo Menezes, a situação atual é de gravidade e, por isso, houve mudança em algumas regras. Dentre elas está o endurecimento dos critérios para avanço da fase verde.

Agora, as regiões na fase amarela, como a de Araraquara, precisam alcançar a média de 30 internações por 100 mil habitantes e três mortes por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Antes, era 40 internações por 100 mil habitantes e cinco óbitos por 100 mil habitantes.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON