Aguarde...

Cotidiano

São Carlos registra aumento de 20% nas internações por Covid

Nesta sexta-feira, taxa de ocupação de leitos de UTI chegou a 95%; Covid Info Tracker mostra ainda que isolamento tem ficado aquém do ideal na cidade

| ACidadeON/São Carlos

Santa Casa de São Carlos abriu novos leitos de UTI para atender pacientes com Covid-19. Foto: Divulgação / Santa Casa
O município de São Carlos apresentou aumento de 19,74% no número de internados por Covid-19 nos últimos sete dias. A informação é do Covid-19 Info Tracker, plataforma desenvolvida por universidades públicas paulistas.

O total de pessoas internadas na cidade passou de 76 para 91 no período de sete dias. São Carlos ficou na 22ª posição no ranking estadual de municípios com maior aumento do número de internados.

Na outra ponta, o município apresentou crescimento 3,54% no número de recuperados nos últimos sete dias. Com a cifra, São Carlos ficou em posição intermediária no ranqueamento, na 19ª posição. A cidade passou de 8.879 para 9.193, de acordo com os dados do Info Tracker.

A ferramenta ainda disponibiliza a taxa de crescimento do número de casos em sete dias, em uma comparação com o período anterior. Neste quesito, os dados do Info Tracker refletem os números reduzidos apresentados em boletim divulgado na quinta-feira (4), quando a Vigilância Epidemiológica anunciou apenas 39 novos casos positivos no dia. O crescimento ficou em 3,38%, percentual que colocou a cidade na 29º colocação.

Desde segunda-feira (1º), seis pessoas perderam a vida por causa da Covid-19 em São Carlos. Nesta sexta-feira não houve óbito. Os 4,43% de elevação do número de vítimas colocou a cidade na 21ª colocação entre as cidades paulistas. O ranking produzido pelo Info Tracker leva em consideração municípios com mais de 30 mortes.

Apesar da abertura de novos leitos de terapia intensiva na Santa Casa, São Carlos voltou a chegar próximo da ocupação máxima de leitos de UTI adulta do Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes com Covid-19. Taxa divulgada nesta sexta-feira (5) ficou em 95%.

Ainda assim, mesmo na fase vermelha do Plano São Paulo, o município tem ficado aquém quando o assunto é adesão ao isolamento social. Na quinta-feira, última atualização do Sistema de Monitoramento Inteligente do governo do Estado, a taxa de adesão ficou em 41%. São Joaquim da Barra, cidade com histórico de alto isolamento, ficou em 60% no mesmo dia.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON