Aguarde...

Cotidiano

Ex-ministro da Ciência participará de Aula Magna na USP São Carlos

Sérgio Rezende, professor da Universidade Federal de Pernambuco, fará palestra sobre o desenvolvimento científico no Brasil

| ACidadeON/São Carlos

Ex-ministro e professor Sérgio Rezende participará de Aula Magna. Foto: Divulgação

O Instituto de Física de São Carlos, da USP, irá transmitir no próximo dia 16 de abril, às 10h30, a aula magna especialmente dedicada aos alunos de nosso Instituto, mas aberta a todos os interessados, que será ministrada por Sérgio Rezende, professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e titular do Ministério da Ciência e Tecnologia entre 2005 e 2010.

Na aula, o palestrante vai destacar o início tardio da ciência no país. Até a década de 1960, o Brasil tinha poucos cientistas e pesquisadores e não havia regime de tempo integral para doentes, tampouco ambiente de pesquisas nas universidades.

Na palestra, serão apresentados os marcos que levaram a uma mudança neste cenário nas últimas décadas e que proporcionaram grande avanço no quadro de C&T no Brasil. Todas as áreas do conhecimento tiveram grande progresso, e a Física está entre aquelas que mais avançaram e ganharam competitividade internacional.

Rezende mostrará, também, que o retrocesso nos últimos anos, e em especial no atual governo, representam uma ameaça para fazer com que C&T contribuam para o desenvolvimento econômico. No final, o palestrante apresentará sugestões de atitudes e ações para a comunidade acadêmica reagir às ameaças atuais e tentar impedir que haja um retrocesso ainda maior no processo histórico recente.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON