Publicidade

cotidiano

ICMC segue com inscrições abertas para curso pré-vestibular

Estudantes que estão cursando ou já finalizaram o ensino médio, prioritariamente em escolas públicas, podem se inscrever na iniciativa

| ACidadeON/São Carlos -

Foto: Luciano Claudino/Código19)

Estão abertas as inscrições para o Projeto Aprender, um curso preparatório para vestibulares oferecido gratuitamente no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos (SP). Os estudantes que estão cursando ou já finalizaram o ensino médio, prioritariamente em escolas públicas, podem se inscrever na iniciativa até dia 25 de janeiro.

Como as vagas são limitadas, haverá um processo para selecionar os candidatos, que devem se inscrever previamente pelo formulário disponível neste link: icmc.usp.br/e/2812e. O processo seletivo ocorre em duas fases: na primeira delas, os candidatos participam de uma avaliação e, na fase seguinte, são entrevistados pelos voluntários do projeto.

Nos últimos dois anos as aulas foram adaptadas para o ensino remoto, mas há previsão de retorno às atividades presenciais dependendo das orientações de proteção e segurança em relação à covid-19. A data de início das aulas será informada posteriormente aos estudantes selecionados, as atividades acontecem de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas. Também são oferecidas monitorias das 18 às 18h50.

Voluntários a serviço da educação
Idealizado e coordenado pelo Rotaract, um grupo formado por jovens entre 18 e 30 anos que presta serviços voluntários à comunidade, o Projeto Aprender é coordenado pela professora Kalinka Castelo Branco, do ICMC, e conta com a participação de estudantes da USP e da UFSCar, que atuam como professores, além de ter apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC.

Quem desejar contribuir com o projeto como voluntário, tornando-se um dos coordenadores, professores ou monitores da iniciativa, também pode se inscrever até 3 de janeiro e participar dos processos seletivos. Para se candidatar à coordenação, basta acessar este link: icmc.usp.br/e/019c1. Já para se inscrever como professor ou monitor, o link é este: icmc.usp.br/e/1e84f.

Tal como o cursinho oferecido no ICMC, há iniciativas similares nos municípios onde a USP tem campus como São Paulo, Ribeirão Preto e Lorena. São iniciativas mantidas por estudantes da Universidade e voltadas principalmente a quem não tem condições financeiras. Confira mais opções nesta reportagem do Jornal da USP: Estude com alunos da USP e se prepare para entrar na universidade.

Mais notícias


Publicidade