Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

Cotidiano

Santa Casa abre sindicância para apurar morte de bebês em São Carlos

Pelo menos duas gestantes perderam seus bebês ainda na barriga. Câmara pede urgência na apuração das causas

| ACidadeON/São Carlos


 
Pelo menos, duas gestantes de 40 semanas perderam seus bebês na Maternidade Dona Francisca Cintra Silva, na Santa Casa de São Carlos, entre os dias 25 e 28 deste mês. A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de São Carlos recebeu a notícia e pede urgência na investigação e apuração das causas dos óbitos precoces. A Santa Casa informa que já abriu sindicância interna para esclarecer o assunto o mais rápido possível.

Nota da Câmara

"Tendo recebido na data de hoje a triste informação de que duas mulheres com 40 semanas de gestação lamentavelmente perderam seus bebês, na Maternidade Dona Francisca Cintra Silva, da Santa Casa de Misericórdia, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de São Carlos expressa sua preocupação diante do ocorrido e solicita urgentes esclarecimentos do Hospital e a rigorosa apuração dos fatos. 

Faz-se necessário saber se houve a imediata abertura de processo investigatório no âmbito da instituição hospitalar, acerca das circunstâncias dos óbitos dos bebês registrados na última terça-feira, dia 26 de junho, e nesta quinta-feira, 28 de junho.
Nesse sentido, a Comissão se posiciona oficialmente perante o Dr. Humberto Sadanobu Hirakawa, coordenador médico da Maternidade, para que informe sobre os protocolos observados pelo Hospital no atendimento às gestantes sob seus cuidados. 

Indaga-se se estes protocolos estão em consonância com as normas legais e se tais procedimentos poderiam dar causa aos óbitos infelizmente verificados. 

A Comissão de Saúde, consternada, solidariza-se com a dor das famílias atingidas e comunica que está formalizando um requerimento na Câmara Municipal, para que as informações sejam fornecidas à Casa de Leis com a brevidade que o caso de extrema gravidade recomenda." 

Resposta da Santa Casa 

"Sobre os óbitos fetais ocorridos nos dias 25 e 28 de junho de 2018, a Administração da Santa Casa de São Carlos abriu sindicância interna para investigar as causas. 

A Comissão de Óbitos da Instituição foi acionada para avaliar as condutas e procedimentos relacionados aos óbitos.
Concluídas as investigações, a Santa Casa emitirá nota esclarecendo todos os fatos relevantes. 

A equipe da Maternidade permanece à disposição dos familiares. A Santa Casa solidariza-se com as famílias nesse momento de perda e dor."

QUER CONTINUAR LENDO ESTE CONTEÚDO E MUITOS OUTROS? FAÇA SEU LOGIN OU CADASTRE-SE

Informe seu e-mail e senha cadastrados para ter acesso a todo conteúdo do site:

ainda não tem cadastro?
QUER LER ESSE CONTEÚDO? CADASTRE-SE

Informe seu Nome, E-mail e senha para se cadastrar no Acidade ON

Quero ser informado sobre promoções e ofertas do Acidade ON e seus parceiros
Aceito os Termos de Uso do Acidade ON

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Veja também