Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Projeto Bike Anjo ensina pessoas a andar de bicicleta em São Carlos

Voluntários também ajudam quem já pedala, dando dicas de segurança para os ciclistas

| ACidadeON/São Carlos

Projeto Bike Anjo ensina pessoas a andar de bicicleta em São Carlos
Voluntários do projeto Bike Anjo ensinam crianças e adultos a andarem de bicicleta sem medo e com segurança em São Carlos. O projeto, que nasceu em São Paulo e se espalhou pela América Latina, reúne voluntários que dão dicas para pedalar nas ruas.

Muitos utilizam a bicicleta como esporte, brinquedo ou até mesmo meio de transporte, mas a estudante Marta Nunes de Farias, de 25 anos, nunca tinha andando em uma.

"Não tinha [andado] porque quando eu era criança pedalava de rodinha e na hora de tirá-las mudei para apartamento. Eu morava em São Paulo, não era um meio viável de locomoção para criança, foi ficando, passou e nunca aprendi", disse a estudante.

Vontade de aprender 
Com a vontade de aprender, a estudante procurou ajuda na internet e se cadastrou no site da organização Bike Anjo em São Carlos e o voluntário Leonardo Seneme Ruy foi indicado para ensiná-la.

Segundo ele, o processo para ensinar um adulto a andar é um pouco diferente. "Muitas vezes ele já tem essa vergonha de vou aprender depois de muito tempo. Será que vou cair? Será que eu vou ter dificuldade? Então tem um pouco mais dessa resistência, desse medo em aprender, mas isso vai sendo desconstruído", explicou o voluntário. 

Com paciência, em duas aulas Marta já conseguiu andar sozinha. "É muito recompensador, você vê que era um medo meio infundado porque cair faz parte e você vai tentando, tentando e sente que você alcançou um objetivo seu de pedalar", contou a estudante.  

Projeto Bike Anjo ensina pessoas a andar de bicicleta em São Carlos


Dicas de segurança 
Além de ensinar quem nunca pedalou, os anjos também podem ajudar quem já sabe andar de bicicleta, mas quer passar mais tempo em cima dela ou até usá-la como meio de transporte, dando dicas de segurança que fazem a diferença para os ciclistas.

"São dicas primeiro de segurança, de como se portar dentro da rua, então principalmente a sinalização, indicar para direita, indicar para esquerda", explicou o voluntário.

Criada há 9 anos, a organização Bike Anjo já ensinou mais de 20 mil pessoas, entre homens, mulheres, crianças e idosos. Segundo o voluntário, é um trabalho em que todos ganham.

"A sensação é de contribuição para essa liberdade que a pessoa vai ter de conseguir pegar a bike e sair pelo mundo andando e curtindo", contou o voluntário.  

A estudante agora vê as pedaladas como um passatempo divertido. "Facilita bastante, tanto em questão de locomoção para curta distância e até por questão de saúde, um exercício ao ar livre, você tem um tempo para pensar quando está pedalando", disse.  

Projeto Bike Anjo ensina pessoas a andar de bicicleta em São Carlos



Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Veja também