Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

Cotidiano

Com 135 casos de dengue, prefeitura capacita servidores para combater mosquito

Objetivo é que eles realizem ações conjuntas com a comunidade para promover a mudança no comportamento

| ACidadeON/São Carlos

Comitê de combate à dengue. Foto: Divulgação/ Prefeitura de São Carlos
 

A chefe de Seção de Apoio à Vigilância em Saúde e Informação da Vigilância Epidemiológica, Denise Scatolini, ministrou na última quarta-feira (13), no auditório do Museu da Ciência Profº Mário Tolentino, uma capacitação para multiplicadores intitulada "Aedes aegypti - Conhecer para Combater".

Participaram da capacitação 18 servidores da Prefeitura de São Carlos lotados na Secretaria de Educação e no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). "Essa foi uma das ações do Comitê Municipal de Combate à Dengue, que tem como objetivo propor estratégias de combate ao Aedes aegypti, transmissor da Dengue e outras arboviroses, com ênfase na promoção de ações de comunicação e mobilização social", explica Denise Scatolini.

Os tópicos abordados na capacitação foram: principais arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, sintomas e medidas de proteção individual; situação epidemiológica do município, ciclo do mosquito, medidas de controle mecânico e alternativo para manter o ambiente doméstico e demais ambientes de convívio, livres do mosquito;

"Com a capacitação, o multiplicador está apto a replicar as informações por meio de reuniões, palestras, cursos em escolas, indústrias, associações de bairro e igrejas, por exemplo. Em ações conjuntas com a comunidade pode promover a mudança de comportamento", finaliza a chefe de Seção de Apoio à Vigilância em Saúde e Informação, Denise Scatolini.

A Vigilância Epidemiológica informa que já foram confirmados 135 casos de Dengue, sendo 101 autóctones e 34 importados. Até o momento foram registradas 737 notificações. Nenhum caso de Zika, Chikungunya ou Febre Amarela foi registrado até o momento.