Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Novos agentes de endemias passam por treinamento em São Carlos

Profissionais foram contratados em caráter temporário para intensificar o combate à dengue, chikungunya e zika, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypit

| ACidadeON/São Carlos

Novos agentes de endemias passam por treinamento. Foto: Divulgação/ Prefeitura de São Carlos
 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, iniciou nesta terça-feira (26), no auditório do Centro de Economia Solidária, o treinamento de 52 novos Agentes de Combate às Endemias, contratados em caráter temporário, para intensificar o combate à Dengue, Chikungunya e Zika, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypit.

O Agente de Combate às Endemias exercerá a atividade de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e sob supervisão da Vigilância Epidemiológica. O salário é de R$ 1.568,00 por 40 horas semanais.

Os novos agentes estão sendo treinados pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos e devem se juntar na próxima semana aos demais 35 agentes e 4 líderes de equipe da Prefeitura que já estão trabalhando diariamente no combate à Dengue, eliminando possíveis focos do mosquito Aedes aegypit e realizando bloqueios.

Durante o treinamento os agentes aprendem conceitos de epidemiologia, todos os sintomas das arboviroses, tipos de controle dos vetores da Dengue, tipos de tratamento, rotina de trabalho no controle da Dengue, criadouros e depósitos, notificação, identificação, diagnóstico e tratamento.

São Carlos está com 340 casos de Dengue confirmados, sendo 282 autóctones e 58 importados. Até o momento foram registradas 2.591 notificações. De Chikungunya são 26 notificações, 12 negativas, 14 ainda aguardando resultado. Zika foram 4 notificações, com 3 resultados negativos e 1 aguardando resultado. De Febre Amarela 2 notificações, porém os resultados são negativos para a doença.

Atualização dos dados

"Os agentes de combate às endemias são agentes de saúde e recebem todo o treinamento das atividades que vão executar em campo. São profissionais que têm condições de analisar as condições sanitárias dos imóveis. Eles trabalham em contato direto com a população e, esse é um dos fatores mais importantes para garantir o sucesso do trabalho. Na primeira semana eles vão trabalhar juntos os demais agentes fixos, na segunda semana, com supervisão dos líderes de equipe, começam as percorrer as quadras sozinhos. Com esse reforço vamos conseguir fazer mais imóveis, ampliando a área de atuação. Os agentes são atores importantes para a obtenção de resultados positivos", observa a chefe da Seção de Apoio à Vigilância em Saúde e Informação da Secretaria Municipal de Saúde, Denise Scatolini.

Cuidados diários A população deve ficar atenta para cuidados simples como: remover a água dos pratos das plantas, remover ou colocar os pneus em locais cobertos, limpar o quintal removendo materiais que possam acumular água, limpar as calhas do telhado, lavar diariamente vasilhas dos animais de estimação, tratar a água das piscinas e permitir a entrada dos agentes de combate à endemias nas residências quando há necessidade de bloqueio.

A Vigilância Epidemiológica alerta, também, que a maior incidência de larvas está dentro das residências, especificamente nos pratos dos vasos de plantas, por isso a importância de receber bem os agentes e seguir as orientações repassadas por eles. "É preciso colaborar com as ações da Prefeitura. Combater os focos do mosquito Aedes aegypit é a única maneira de prevenir a transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya", ressalta Denise Scatoline.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta para que as pessoas com qualquer sintoma de alguma das doenças (Dengue, Chikungunya ou Zika), como febre alta, associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo e coceira, procurem inicialmente as unidades básicas ou de saúde da família mais próxima da sua residência.

Mais do ACidade ON