Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Moradora do Cidade Aracy ganha presente especial para o Dia das Mães

Alessandra da Luz é auxiliar de limpeza e viveu um dia de rainha, com direito a salão de beleza e banho de loja

| ACidadeON/São Carlos

Alessandra ganhou um presente especial para o Dia das Mães - Foto: Rodrigo Peronti/ACIdade ON São Carlos

Alessandra da Luz tem 34 anos, é mãe de Adilson e Helen Vitória, mora no bairro Cidade Aracy em São Carlos e é uma pessoa tão real quanto qualquer outra, porém sua história chamou a atenção de uma fotógrafa da cidade, que decidiu dar um sentido especial para o Dia das Mães de 2019. A auxiliar de limpeza viveu um dia todo de rainha, com direito a salão de beleza e banho de loja.  

A iniciativa da fotógrafa e jornalista Letícia Luchesi nasceu da vontade de realizar um ensaio especial para a data. No caso, a ideia era conseguir uma mãe diferenciada, com história de vida única, que servisse de inspiração todas.  

"Tinha ido atrás de uma moradora de rua, mas infelizmente não deu certo. Minha mãe indicou fazer com a Alessandra então, já que ela sempre me falou da história dela, além de ter o fato de ser mãe, claro", conta Letícia.   

A mãe de Letícia trabalha na escola Aracy 4, onde Alessandra é auxiliar de limpeza. Ela sempre admirou a trajetória da colega. Agora era só começar a correr atrás de parceiros para transformar ideia em realidade.    

Iniciativa surgiu da fotógrafa e jornalista Letícia Luchesi - Foto: Rodrigo Peronti/ACidade ON São Carlos

Os primeiros foram os companheiros da fotógrafa, que de cara toparam a ideia das fotos e de gravar um vídeo para a data, mostrando a história de Alessandra da Luz e acompanhando o dia de rainha que ela ganharia.  

"Eu fui atrás de algumas lojas, alguns parceiros que toparam colaborar. Lojas do shopping cederam algumas coisas, alguns mimos, almoço e sobremesa. Ela ganhou o dia no salão também, fazendo o cabelo, sobrancelha, unha e maquiagem, além do ensaio fotográfico", explicou.  

Quando tomou conhecimento da surpresa, Alessandra ficou receosa, não sabia se poderia faltar do trabalho para ganhar seu presente. O que ela não sabia, é que todo o plano estava arquitetado junto com a chefia e a direção da escola também.  

"Eu fiquei nervosa, não queria ir. Na verdade, hoje está tendo uma limpeza geral na escola, aí eu fiquei meio assim por causa da diretora. Mas eu não sabia de nada. Eles já tinham falado com ela [diretora], já estava tudo organizado. Aí eu pensei que o raio não cai duas vezes no mesmo lugar, então eu topei", contou Alessandra.  

História   

Helen, Adilson e Alessandra da Luz - Foto: Letícia Luchesi

Com três anos de idade, Alessandra da Luz veio para o interior de São Paulo, mais especificamente para Ibaté, vizinha de São Carlos. Lá ela morava com a mãe e o padrasto, o qual ela considera como o seu grande pai.  

"Meu pai biológico nunca quis me assumir, então fui criada por ele [padrasto] que é o pai de todos os meus irmãos. Ele me criou e ele é meu pai mesmo. Em abril, fez um ano que ele faleceu", ressalta.  

A mãe dela também faleceu, porém, isso foi quando a pequena Alessandra tinha apenas 8 anos de idade. Nessa hora ela decidiu vir para São Carlos, morar junto com a irmã, já no bairro onde reside até hoje. Ela praticamente viu o Cidade Aracy crescer e se tornar o maior da cidade.  

Mais tarde, ela conheceu seu primeiro companheiro, com o qual teve Helen Vitória, hoje com 16 anos, mas que na época nasceu prematura e precisava de muito cuidado. "Eu chegava a botar ela dentro de uma caixa de sapato, de tão pequena que era e por causa do medo que eu tinha de perder ela na rua".  

O pai de Helen não foi presente, assim como o pai biológico de Alessandra, não quis assumir a paternidade. Ficou para ela criar sozinha a filha. Porém, alguns anos depois, ela conheceria o pai do seu segundo filho.  

Adilson tem 8 anos e é um garoto bem ativo. No salão, enquanto Alessandra ganhava um novo penteado para seu dia de rainha, ele pulava e brincava de super-herói, não via a hora de ir para o shopping brincar.  

O pai de Adilson hoje está separado de Alessandra, o que afirma que essa mulher tem fibra e nasceu para não depender de ninguém. "O pai da Helen não quis registrar, falei pra ele sumir da minha vida, eu cuidei dela sozinha. Sou pai e mãe, sempre fui. Para o do Adilson eu falei: não quer me ajudar, não me atrapalha, eu pago minhas contas sozinha", disse para não deixar dúvida.  

Transformação   



O dia da transformação de Alessandra começou cedo. Logo às 8h ela já estava de sobrancelha feita a caminho do salão onde ganharia corte novo e uma cor diferente para o cabelo, além da maquiagem especial.  

Acompanhada pelos cliques e pelas lentes de Letícia, da Luz foi para o Shopping Iguatemi. Lá recebeu alguns presentes entre joias e roupas, com direito a um almoço especial. Para os filhos, além de ver a alegria da mãe, o momento foi de diversão no playground.  

A ideia era essa mesma, dar um dia especial para uma mãe que, assim como muitas, superou preconceitos e as dificuldades da vida para seguir adiante. Aliás, houve resistência das próprias colegas quanto ao dia de rainha que ela iria ganhar. "As outras pessoas que trabalham com ela [Alesandra] disseram que era para desistir, que não era justo", disse Letícia.  

Entretanto não se trata de justiça, a escolha por Alessandra se deu por conta de sua humildade. O presente que ela recebeu serve como apoio e como forma de incentivar todas as mães nesta data única do ano, mães que assim como ela vivem a realidade da vida, nem sempre tão fácil. "Eu aceitei isso tudo porque é um jeito de ajudar as pessoas, e também de as pessoas verem que nada é só por acaso, não acontece só na televisão, acontece com a gente também", finaliza Alessandra da Luz.  

Ensaio será publicado nas redes sociais - Foto: Rodrigo Peronti/ACIdade ON São Carlos







Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON