Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Empresas de tecnologia criam evento cultural em São Carlos

No palco, muito blues e rock psicodélico, com um toque regional, celebram um projeto que já realizou mais de 1000 eventos culturais e de arte-educação

| ACidadeON/São Carlos

Empresas de tecnologia criam evento cultural em São Carlos
Que São Carlos é conhecida como a capital Nacional da Tecnologia, isso todo mundo já sabe. E que, uma vez por ano, ela vira também a Capital Nacional do Choro, não é novidade pra ninguém. Mas e se a gente juntar, num mesmo projeto, a força de quem transforma a cidade nesse pólo de inovação, com a criatividade e o conhecimento de quem sabe fazer cultura?

Foi com essa ideia que nasceu a iniciativa da Raccoon e da Arquivei para difundir o Contribuinte da Cultura, um projeto colaborativo, sem fins lucrativos, sob a gestão administrativa financeira da FAI/UFSCAR. São também convidadas para esta noite, as empresas apoiadoras Calina, Liber, Monitora, Super Empresa e o grupo Move Sanca. E especialmente, é claro, os integrantes do projeto.

No mês do rock, foi planejado um evento especial: uma noite com várias atrações, para que os funcionários dessas empresas conheçam o Projeto Contribuinte da Cultura - que completa 20 anos - e façam também parte desse time que realiza tantas ações importantes pra São Carlos.

"A Raccoon decidiu realizar esse evento, juntamente com a Arquivei, como uma forma de dar visibilidade pro Contribuinte da Cultura. Isso porque a gente acredita que o projeto é uma das iniciativas mais incríveis na promoção de cultura na cidade. E é também uma forma de retribuir tudo o que a cidade fez e faz por nós. Eu acredito que a Raccoon não seria o que é, se não tivesse sido criada e fundada aqui", explica o sócio fundador e diretor de operações, Tulio Kehdi.

Para o fundador e CEO da Arquivei, Christian de Cico, foi a maneira que as empresas ligadas à tecnologia encontraram de fomentar a cultura na cidade: "as leis de incentivo que existem hoje, não preveem formas de contribuição pra nosso nicho de atuação. E como a gente trabalha com funcionários jovens, engajados em projetos sociais e ambientais, acreditamos que fazer um evento como esse daria um impulso grande ao Contribuinte da Cultura. E investir em cultura, no final das contas, é investir também em qualidade de vida pra cidade onde nasci".

A noite começa com música mecânica, com uma playlist, marcada pela diversidade de ritmos, criada pelo Projeto Contribuinte da Cultura. Em seguida, uma interpretação ao vivo do tema oficial da Esquadrilha da Fumaça pelo guitarrista Maycon Bianchi, autor da composição. E pra encerrar a noite, show com a banda Try 2 Experience. O grupo vem de Arraial DAjuda, no sul da Bahia e divide o palco o atual baterista do Ira, Evaristo Piantino. No repertório, o melhor do rock psicodélico (Jimi Hendrix, Eric Clapton, Dire Straits) e do blues (Billy Holiday, B.B King), incluindo até algumas referências que passam pelo baião e pelo forró. "É a primeira vez, que a gente se apresenta no interior de São Paulo. Estamos bem animados. E uma das nossas características mais marcantes, é o improviso. Bem na pegada dos anos 1960 e 1970. Espero que o público curta muito", diz o vocalista e guitarrista do Try 2 Experiente, Matheus Almeida.

Nesta mesma noite, também vai ser lançada uma nova plataforma, projetada para atender projetos culturais, a mesma usada pelo Instituto Inhotim, de Brumadinho-MG, pelo MASP, OSESP e Sala São Paulo. A nova ferramenta, permite a adesão ao projeto de forma mais prática e com as mais modernas tecnologias. Como, por exemplo, via cartões de crédito e adesão por assinatura.

Quem quiser conhecer e aderir ao projeto, também pode participar. E as reservas podem ser feitas até dia 14 de agosto. "A gente quer mostrar a importância de incentivar a cultura na cidade. A arte não é só entretenimento. Ela traz também enriquecimento pessoal, ajuda a ampliar a visão de mundo; fomenta a movimentação econômica, gera emprego e renda. É só ver o exemplo de Gramado depois do Festival de Cinema ou de Paraty, depois da FLIP. E não é só isso. É muito importante a consciência do poder transformador das ações de cultura e arte, de seu potencial para criar oportunidades e diminuir a desigualdade social". É o que diz a mentora do Projeto Contribuinte da Cultura, Fátima Camargo.

Serviço
NO MÊS DO ROCK, UM CONVITE INOVADOR
DATA: 16/8, ÀS 19H
LOCAL: ESPAÇO DE EVENTOS ARMAZEM DE MARIA
INGRESSOS: ENTRADA FRANCA PARA FUNCIONÁRIOS DAS EMPRESAS IDEALIZADORAS
PARA OUTROS INTERESSADOS, RESERVAS SOMENTE ANTECIPADAS PELO TELEFONE (16) 33075691 OU PELO E-MAIL contribuinte.cultura@terra.com.br

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso. Para mais informações, consulte nosso TERMO DE USO"

Facebook

Mais do ACidade ON