Aguarde...

cotidiano

Banco de Sangue está com estoques em níveis críticos

Todos os tipos sanguíneos estão em falta por causa do receio em doar diante da pandemia de coronavírus

| ACidadeON/São Carlos

O Banco de Sangue da Santa Casa de São Carlos está com todos os estoques baixos, alguns em níveis críticos, e precisa de doadores. 

Após a chegada do novo coronavírus, o fluxo de doadores caiu 70%. Se em um dia normal 30 pessoas doavam sangue, esta semana houve dias de que apenas três pessoas efetuaram doações.

"A situação é crítica. Não deixamos de atender nenhum paciente, mas se não conseguirmos repor esse estoque, não teremos [sangue] para atender os próximos pacientes pelos próximos dias. O sangue tem validade, então a gente precisa ter um número diário mínimo", esclarece Ariane Iazorli, coordenadora do Banco de Sangue.  

Foto: reprodução/Santa Casa


Agendamento

O voluntário deve ligar no (16)3509-1230, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h e agendar um horário para fazer a doação de sangue.

"Tudo aqui está sendo muito higienizado. Há álcool gel disponível para o doador, as enfermeiras estão limpando todas as poltornas antes e após a doação. Então não tem perigo pegar doença no banco de sangue, tudo é descartável", reforça a coordenadora.

Atendimento

O horário de atendimento permanece o mesmo - de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e aos sábados das 8h às 11h.

Orientações

- O voluntário deve doar sangue antes de tomar a vacina da gripe;
- Quem teve a doença, só poderá doar sangue 90 dias depois da completa recuperação;
- Quem esteve em regiões com casos confirmados de coronavírus ou que teve contato com paciente infectado, ou com suspeita da doença, não poderá doar pelo prazo de 30 dias.

Lembrando que o doador de sangue que não fizer o agendamento não vai ser atendido. E não vai ser mais permitida a entrada de acompanhantes.

Mais do ACidade ON