Aguarde...

cotidiano

Janeiro Branco: neuropsicóloga fala sobre cuidados com a saúde mental

Ações em todo o país buscam valorizar o cuidado com o equilíbrio emocional e a busca constante por apoio psicológico e psiquiátrico.

| ACidadeON/São Carlos

Saúde Mental (Imagem ilustrativa: Deposit photos)
 

O mês de janeiro é um momento justamente escolhido pelos profissionais da saúde para ressaltar a importância do cuidado com a saúde mental. O "janeiro branco" foi uma forma de chamar atenção da população para a importância do equilíbrio emocional e, principalmente, para afastar preconceitos sobre a busca de um psicólogo ou psiquiatra.  

Segundo a neuropsicóloga e colunista da CBN São Carlos, Thaiane Barbosa, falar em saúde mental é ainda um tabu no brasil para a grande maioria da população. "Eu posso dizer que a saúde mental é cercada de tabu. Infelizmente, muitas pessoas acham que vão acabar sendo taxados de loucos ao ir até o psicólogo. E é preciso desconstruir essa imagem antiga de psicólogo e entender que buscar ajuda psicológica não significa perder o controle, e sim manter-se no controle de sua própria vida".  

Apesar dos tabus envolvidos com a procura por acompanhamento psicológico, Thaiane Barbosa considera que o "janeiro branco" precisa ser um momento fundamental de reflexões no país. "A campanha janeiro branco começou em 2014 e ela tem como objetivo estar gerando uma reflexão sobre a importância do cuidado com a mente, do cuidado com as emoções. Foi escolhido esse mês de janeiro por conta da virada do ano, momento que as pessoas estão mais pré-dispostas a pensar sobre suas vidas, fazerem reflexões e ter um novo estilo de vida. A cor branca mostra as pessoas que, como uma folha em branco, cada um pode estar escrevendo e reescrevendo sua história". 

Em São Carlos, existe o Caps, para quem eventualmente não tem plano de saúde ou não tem como pagar um profissional particular. O Caps, que é o centro de atenção psicossocial, é destinado a pacientes adultos com transtornos mentais ou psíquicos.  

O atendimento acontece de segunda a sexta, das 7h às 17h, na Rua São Sebastião, 3002. O telefone é 3374-7217.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON