Aguarde...

cotidiano

Estudo sobre uso de jogos na aprendizagem convida voluntários

Procedimento pode ser utilizado, por exemplo, no ensino de crianças com dificuldade em leitura e escrita ou mesmo para o ensino de conteúdo escolar

| ACidadeON/São Carlos

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
 

Uma pesquisa de mestrado da UFSCar está investigando os processos de aprendizagem simbólica a partir do uso de um procedimento gamificado (baseado em jogos) e, para isso, está convidando participantes voluntários.

"Gamificação trata-se do uso de elementos de jogos em outros contextos, seja educacional, venda de produtos, mídias sociais, entre outros", explica Alceu Regaço, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar e responsável pelo estudo. "É uma tendência recente na área educacional pelas vantagens que pode trazer, quando bem aplicado", completa ele.

O objetivo do trabalho é testar uma versão gamificada de um procedimento de ensino computadorizado. "Esse procedimento pode ser utilizado, por exemplo, no ensino de crianças com dificuldade em leitura e escrita ou mesmo para o ensino de conteúdo escolar. Gamificar esse processo pode nos ajudar a aplicá-lo em contextos mais amplos, aumentar o engajamento e melhorar a performance dos aprendizes", aponta o mestrando da UFSCar.

O estudo "Uso de jogos na formação de classes de equivalência" tem orientação do professor Julio Cesar de Rose, do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar, e conta com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Pode participar da pesquisa qualquer pessoa maior de 18 anos. A participação é inteiramente online e ocorre em duas etapas. No primeiro dia, o procedimento dura cerca de uma hora e, no segundo dia, que ocorre uma semana depois, leva cerca de 20 minutos. Interessados devem entrar em contato com o pesquisador responsável, pelo e-mail alceureg@gmail.com ou WhatsApp (11) 99419-0099. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 40154520.1.0000.5504).


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON