Publicidade

cotidiano

Covid-19: região inicia vacinação em adolescentes com comorbidades

Dourado, Descalvado, Ribeirão Bonito e Rio Claro estão entre as cidades; veja horários, locais e o que é necessário

| ACidadeON/São Carlos -

Vacinação contra a Covid-19 com imunizante da Pfizer. Foto: Governo do Estado de São Paulo
São Carlos (SP) e outras quatro cidades da região iniciam nesta semana a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes com comorbidades e/ou deficiência entre 12 e 17 anos, além de gestantes e puérperas. Cada município definiu seu plano de imunização e faixa etária a ser contemplada neste primeiro momento. 

A lista de comorbidades definida pelo Ministério da Saúde está disponível no Plano Nacional de Operacionalização (PNO), a partir da página 27. (Clique aqui para ter acesso ao documento)

Para todos, é recomendado que seja realizado o pré-cadastro no site Vacina Já. No ato da imunização, a presença de um responsável e laudo médico que indique as comorbidades é obrigatória. 

Dourado
Pais ou responsáveis dos adolescentes de 12 a 17 anos que se encaixam nas determinações estaduais devem comparecer ao posto de saúde para agendar a vacinação. 

É necessário a apresentação do comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatório médico, prescrição médica ou cadastro existente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). 

Descalvado 
A vacinação acontece na quarta-feira (18), das 14h às 17h, na Sede Paroquial. É necessário fazer o pré-cadastro no site Vacina Já, e no ato da imunização levar CPF, RG e Cartão Municipal de Saúde, além de apresentar o laudo que comprove a patologia. 

Ribeirão Bonito
Nesta quinta-feira (19) serão imunizados os jovens de 16 e 17 anos que tenham comorbidades ou deficiência, além de gestantes e puérperas. 

A vacinação acontece em todas as unidades básicas de saúde, das 8h às 14h. Todas as pessoas devem apresentar relatório médico e precisam estar acompanhadas do responsável para autorizar a vacinação. Os pais que não puderem comparecer, devem assinar termo de consentimento disponível para retirada nas unidades. 

Rio Claro
Município também vai atender adolescentes de 12 a 17 anos a partir desta terça. No entanto, a prefeitura informou que a cidade recebeu poucas doses da Pfizer e há possibilidade de interrupção da aplicação antes dos horários previstos. 

Os locais de aplicação são: Centro Cultural, das 8h às 19h; Posto da Unimed, das 8h às 13h; Posto do São Rafael, das 8h às 12h e Shopping Rio Claro, das 8h às 13h. 

São Carlos
Nesta quarta-feira (18) será realizado até às 16h30 um plantão especial para vacinar adolescentes entre 12 e 17 anos com deficiência. 

Já os adolescentes entre 15 e 17 que possuem comorbidades, além de grávidas e puérperas, serão vacinados de forma escalonada. Na quarta-feira (18), quem tem 17 anos, na quinta (19) quem tem 16 e na sexta (20) os com 15 anos. 

Todos podem procurar as unidades fixas de vacinação em três horários diferentes. A vacinação no drive-thru, por enquanto, segue exclusiva para aplicação de segunda dose e não atenderá o novo público.

Mais notícias


Publicidade