Aguarde...

cotidiano

Comerciantes insistem em abrir as portas em São Carlos

Fiscalização com apoio das forças de segurança continuará orientando e fechando os locais abertos durante o surto de Covid-19

| ACidadeON/São Carlos

Foto: divulgação

Equipes da Guarda Municipal, Policia Militar, Departamento de Fiscalização da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano , Procon e Vigilância Sanitária foram mais uma vez às ruas neste domingo (22) para orientar comerciantes sobre a necessidade e obrigação do cumprimento do Decreto Nº 140, editado na última sexta-feira pela Prefeitura de São Carlos para conter a disseminação do Covid-19.   

Os bairros São Carlos 8, Cidade Aracy e Jardim Cruzeiro do Sul estavam na lista para passarem pela fiscalização dos agentes públicos. Diversos bares, restaurantes e estabelecimentos funcionavam de modo a aglomerar pessoas.   



O decreto

Como o atual decreto, determinou-se o fechamento imediato do comércio em geral, de serviços de alimentação de consumo no interior do local, restaurantes, lanchonetes, bares, academias, cinemas, clubes de lazer, casas de festas e eventos, boates, buffets em geral, shopping centers, cultos e celebrações religiosas, além de outros, pelo prazo de 20 de março a 30 de abril de 2020, a Secretaria Municipal de Segurança Pública, em parceria com demais órgãos, desencadeou uma operação para orientação e cumprimento das novas medidas.

Durante a ação de sábado (21), 115 estabelecimentos comerciais foram fechados. A central da Guarda Municipal (telefone 153) recebeu 97 denúncias de lojas que estavam atendendo normalmente, descumprindo o decreto. Somente ocorreu uma interdição por falta de Alvará de Licença e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Uma farmácia também foi autuada por não ter farmacêutico presente.  

A Força Tarefa continua nas ruas e permanece com a operação durante a semana. Denúncias poem ser feitas para a GCM, pelo número 153. 

Feirão de Carros  

Foto: redes sociais/Prefeitura

A Prefeitura de São Carlos também informou na manhã deste domingo (22) que as equipes de fiscalização de trânsito estão nas ruas para proibir as feiras de veículos na cidade.

Tradicionalmente aos domingo acontece uma feira informal de veículos na região central, próximo ao Mercado Municipal e ao camelódromo. A feira reúne diversos moradores que anunciam, vendem e compra veículos em caráter particular.

Como de costuma, diversas pessoas se aglomeram na região para efetuar negócios. As equipes da Prefeitura foram ao local para orientar os cidadãos que insistem em desrespeitar as medidas de isolamento.

O objetivo, como tem se mostrado, é impedir o avanço dos números de infectados pelo novo coronavírus na cidade

Mais do ACidade ON