Aguarde...

cotidiano

São Carlos terá índice de isolamento social por bairros

Parceira com empresa privada monitora cerca de 82 mil aparelhos no município. Entenda

| ACidadeON/São Carlos

São Carlos. Foto: Divulgação

São Carlos (SP) começou a utilizar um sistema próprio para determinar o índice de isolamento social na cidade. Com índices em torno de 48%, o município tenta mapear as regiões e horários de maior deslocamento da população para pensar em políticas mais eficazes de combate à pandemia.  

A prefeitura firmou parceria com uma empresa privada para ter dados mais precisos do isolamento social. Segundo o diretor do departamento de tecnologia da informação, Cristiano Pedrino, a cidade foi dividida em 85 regiões, que vão mostrar a porcentagem de adesão dos moradores.  

"Foi feito uma parceria que fornece para nós os dados de isolamento no município separado em 85 quadrantes, e aí temos a precisão do isolamento em cada região. A gente consegue verificar quais os locais com os menores e maiores índices para auxiliar na tomada de decisão e principalmente auxiliar os gestores municipais nas ações que têm que ser tomadas", explicou.  

Segundo Pedrino, a empresa fornece dados de cerca de 82 mil aparelhos. É feita uma análise de onde o aparelho está das 22h às 6h, onde o endereço é determinado como moradia da pessoa, e desta forma, qualquer saída além de 50 metros do raio de sua casa é contabilizado como quebra do isolamento.  

"Não há qualquer tipo de visualização de informação e até de quantidade de aparelhos naquela região, só temos a porcentagem do isolamento, não há qualquer tipo de dado a respeito do aparelho ou da pessoa, apenas a separação das 85 regiões da cidade, e neste mapa, teremos a porcentagem do isolamento social", finalizou.  

Isolamento social
Até o momento, a cidade só tem conhecimento do índice de isolamento social através do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo do Estado de São Paulo (Simi-SP), que mostra a porcentagem de acordo com a data, mas não informa detalhes sobre bairros.  

Nas últimas semanas, circulou uma mensagem em aplicativos de mensagens instantâneas e redes sociais afirmando três bairros da cidade que estão com menor índice de isolamento, mas a informação ainda não pode ser confirmada porque ainda não há este tipo de monitoramento no município.

Mais do ACidade ON