Aguarde...

cotidiano

São Carlos está na 4ª posição em ranking de vacinação

Lista leva em consideração municípios que têm o mesmo porte; cerca de 1,1% da população local já recebeu a segunda dose

| ACidadeON/São Carlos

Vacinação contra Covid-19 em idosos acima de 90 anos na UBS Vila Nery, em São Carlos (SP). Foto: CBN
Pouco mais de um mês após iniciar a vacinação contra a Covid-19, São Carlos (SP) segue com menos de 5% da população vacinada. O município contabiliza 4,77% dos moradores com a primeira dose, sendo que 1,12% dos moradores receberam inclusive a segunda injeção.

Os dados constam na plataforma Vacinômetro, do governo do Estado. O município assumiu a ponteira dentre os da região, levando em consideração a primeira dose somente.

Na região, levando em consideração apenas as primeiras doses, Descalvado já imunizou 4,61% de sua população, Dourado (4,12%), Itirapina (3,46%), Ribeirão Bonito (3,04%) e Ibaté (2,10%).

Quando se leva em consideração a segunda dose, quando é completada a vacinação, Descalvado tem índice semelhante ao de São Carlos, com 1,12%. Dourado (1,05%), Ibaté (0,65%), Itirapina (0,40%) e Ribeirão Bonito (0,33%) completam o ranking regional.

Já na comparação entre cidades semelhantes, São Carlos fica na quarta posição. Para a comparação, o ACidade ON leva em consideração municípios paulistas com população entre 230 mil e 270 mil habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2020, considerada a oficial do país em termos populacionais.

A primeira colocada no ranking é Araraquara, com 5,90% da população vacinada em primeira dose. Presidente Prudente (5,86%) e Marília (5,84%) estão na frente no processo, todas sedes de Departamentos Regionais de Saúde (DRS).

Atrás de São Carlos estão Americana (3,60%), Jacareí (3,25%), Cotia (2,37%), Hortolândia (1,63%) e Itapevi (1,57%), na comparação de primeira dose.

A comparação também foi feita entre os municípios que estão aplicando a segunda dose do imunizante. Neste quesito, São Carlos está na terceira posição (1,12%), atrás de Araraquara (1,32%) e Marília (1,21%).

Seguem Indaiatuba (0,90%), Jacareí (0,78%), Presidente Prudente (0,59%), Americana (0,44%), Itapevi (0,43%), Cotia (0,33%) e Hortolândia (0,16%).

Ranking do governo do Estado
A gestão João Doria (PSDB) divulgou nesta segunda-feira atualização do ranking que indica as dez cidade do estado mais avançadas na vacinação contra o coronavírus.

A lista compara as médias de imunização de acordo com a população de cada município, levando em consideração as estimativas populacionais da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). Por ter menor estimativa do número de habitantes de cada cidade, a taxa de vacinação apresentada pelo governo do Estado é ligeiramente maior.

O ranking dos 10 municípios com ritmo mais acelerado de vacinação, proporcionalmente à população, inclui apenas as cidades com mais de 100 mil habitantes. A atualização mais recente aponta o seguinte cenário: São Caetano do Sul (9,6%), Santos (7,4%), Botucatu (7,3%), Catanduva (7,1%), Barretos (7%), Araraquara (6,2%), Presidente Prudente (6,1%), Bauru (6,1%), Marília (6,1%) e São José do Rio Preto (6%).

"Na próxima sexta-feira, nós teremos um ano desde o primeiro caso de covid-19 constatado aqui em São Paulo. Isso nos lembra que, um ano depois, ainda estamos em luta contra a pandemia e precisamos de uma mobilização de todos", destacou o governador em coletiva de imprensa.

Segundo dados do Vacinômetro às 9h desta segunda, a campanha iniciada no dia 17 de janeiro alcançou 3,65% dos 44,6 milhões de habitantes do estado estimados pela Fundação Seade.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON