Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Jogo eletrônico permite que crianças aprendam sobre biologia

Projeto foi desenvolvido por equipe de um centro de pesquisa sediado na UFSCar e já está disponível para download

| ACidadeON/São Carlos




Jogo permite que crianças aprendam sobre teias alimentares (Foto: Divulgação)
 
Na natureza, um organismo pode se alimentar de diferentes seres vivos, além de servir de alimento para diversos outros. O resultado é que as cadeias alimentares se cruzam, formando as chamadas teias alimentares. Também conhecidas por redes alimentares, elas representam, justamente, as muitas relações entre os organismos de um ecossistema. Crianças e adolescentes agora podem aprender brincando sobre as teias alimentares no jogo "Quem come o quê", disponível no Portal Ludo Educativo, projeto do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).  

A proposta do "Quem como o quê" é estimular o jogador a montar várias teias alimentares diferentes, seguindo padrões em um tabuleiro. Para isso, é necessário entender quais animais se alimentam do que e também saber sobre as relações entre os organismos dentro da teia alimentar. A cada etapa concluída, um novo desafio é lançado. Além disso, o jogo conta com o modo de tempo, permitindo ao participante acumular pontos e integrar o ranking do Ludo Educativo.  

O Ludo Educativo é um projeto de extensão universitária criado em 2012 que desenvolve e disponibiliza jogos gratuitos sobre diversos assuntos que estão presentes no dia a dia de crianças e adolescentes, como a escassez de água e a preservação do meio ambiente, entre muitos outros. "As crianças precisam ser educadas e, hoje, o uso da informática por intermédio de jogos é uma forma didática e agradável de ensinar e aprender sobre diversos temas", defende Elson Longo, coordenador do CDMF.  

A equipe do projeto é formada por designers, programadores e profissionais do audiovisual da Aptor Software, uma empresa spin-off que surgiu na UFSCar e na Universidade Estadual Paulista (Unesp), que atua em parceria com o CDMF, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O CDMF também recebe investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN), integrando uma rede de pesquisa entre UFSCar, Unesp, Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).  

O jogo "Quem como o quê" pode ser acessado em www.portal.ludoeducativo.com.br e também está disponível para download no sistema Android.

Mais do ACidade ON