Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Docente propõe parceria entre Ciesp e CCET/UFSCar em São Carlos

Ideia é promover uma aproximação entre os industriais e a universidade

| ACidadeON/São Carlos

Docente propõe parceria entre Ciesp e CCET/UFSCar em São Carlos
O diretor do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET UFSCar), Luiz Fernando de Oriani Paulillo, propôs a realização de uma parceria com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) regional São Carlos. A ideia é promover uma aproximação entre os industriais e a universidade.
"Essa parceria pode se dar desde os primeiros eventos que o CCET vem fazendo, como o canal de estágios, ou seja, diagnosticando a oferta de estágio por parte das empresas e identificando aqueles que a universidade tem como atender com os alunos", explicou.  

Segundo Paulillo, o CCET pode atuar de diversas formas nessa parceria. "Nossa participação vai desde a colocação das informações dos estágios no site, até a realização do processo seletivo na universidade, caso haja interesse da empresa, ou o desenvolvimento de discussão de carreiras", ressaltou.
A ideia é que a experiência dos empresários seja compartilhada na universidade. "O CCET tem um auditório bem bacana para fazer esse tipo de evento que conte com a presença dos empresários", comentou.  

Outra possibilidade é a realização de seminários de empreendedorismo. "Os empreendedores podem contar suas trajetórias para a nossa comunidade, que não inclui só os alunos, mas também os docentes, que gostam e querem ouvir essas histórias", afirmou Paulillo.  

Busca de soluções
Além de atuar nessas frentes, o CCET pode também ajudar o empresário a encontrar soluções para seus problemas a partir de pesquisas realizadas na universidade.  

"A empresa apresenta os problemas que possui em seu dia a dia para que a universidade solucione. E nessa parceria, o CCET seria um facilitador, ou seja, podemos fazer a articulação entre a empresa interessada em resolver o seu problema e o especialista de uma área específica para resolver aquela questão", explicou.  

Para o diretor do Ciesp São Carlos, a parceria tem tudo para dar certo. "É um momento de grande valia inclusive para o industrial, que pode não só receber esse auxílio na solução de um determinado problema, como também encontrar novos caminhos para apresentar e até expandir sua empresa", analisou Emerson Chu.  

Reunião mensal
A proposta de parceria foi realizada durante a última reunião mensal do Ciesp São Carlos, no final de abril. Luiz Fernando Paulillo foi o palestrante do mês e abordou o tema: Economia brasileira e os desafios da retomada.  

Professor Titular do Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar, Paulilo é Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Unicamp e tem pós-Doutorado na FAO-ONU. Também é pesquisador visitante no "Instituto de Estudios Sociales Avanzados de España", na Universidade de Cordoba e na Universidade Complutense de Madri - Espanha.  

"Foi uma noite muito proveitosa, eu fiquei surpreso com os empresários falando de suas empresas, eu aprendi muito aqui hoje. E isso é fantástico, porque da mesma forma que às vezes os próprios industriais não se conhecem muito, imagine a universidade vindo aqui e sabendo o que cada empresa faz", observou.  

E novas ideias surgiram a partir desta vivência. "Esse é um campo que podemos abrir no CCET; quando o empresário for selecionar o estagiário, pode primeiro fazer uma apresentação da empresa, contar a história dela, dizer como ela evoluiu na produção das suas linhas de produto, tudo isso é muito importante", finalizou.  

CCET
O Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia abriga os departamentos das áreas de Ciências Exatas e Engenharias do campus de São Carlos. É o maior Centro da UFSCar, com cerca de 400 docentes, 3.500 estudantes de graduação e 1.200 de pós-graduação stricto-sensu.
O CCET e seus departamentos são responsáveis pelo oferecimento de cursos e desenvolvimento de pesquisas em diversas áreas, entre elas, Ciência da Computação, Estatística, Física, Matemática, Química e Engenharias.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON