Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

ONG Formiga Verde ensina crianças com atividades e esportes

Projeto atende crianças e adolescentes de 3 a 17 anos no bairro Santa Felícia há 14 anos

| ACidadeON/São Carlos


ONG Formiga Verde, em São Carlos (Foto: Divulgação)
Um projeto e muitos voluntários que utilizam atividades para atingir um objetivo: empoderar as crianças e afastá-las das ruas. Esse é o grande desafio da ONG Formiga Verde, que trabalha há 14 anos com crianças e adolescentes de São Carlos.  

Tudo começou em 2005, quando alguns professores do bairro Santa Felícia perceberam que quando as crianças saíam da recreação tinham poucas ou nenhuma opção para ocuparem o tempo e se aproximavam dos problemas sociais.  

"Com 13 anos elas não podiam mais participar dessa recreação, então muitas dessas que frequentavam acabaram entrando nas drogas, e essa foi nossa grande motivação", contou Rodeney de Santi, coordenador e criador da ONG.  

Desde então a ONG foi crescendo, criando outros projetos e abrangendo também outras idades. Hoje ela atende crianças de 3 a 5 anos com trabalhos pontuais e de 6 a 17 anos com trabalhos contínuos em contra turno escolar na Cemei Vicente de Paula Keppe durante toda a semana.  

Atualmente os voluntários utilizam atletismo, futsal, judô, jiu-jitsu, basquete e dança para educar as crianças sobre os princípios básicos da vida, além de também realizarem outras atividades em família, como passeios e eventos beneficentes abertos para a comunidade.  

"Nós utilizamos diversos instrumentos e estratégias para defender os direitos de crianças e adolescentes e lutamos por uma sociedade mais justa, ensinando nossos alunos a serem disseminadores de valores positivos para um mundo melhor", explicou de Santi.  

Crianças da ONG Formiga Verde durante atividades externas em São Carlos
Ensinamentos  
Mas não são só as crianças que aprendem no projeto. Para Lilian, que já foi aluna e hoje é voluntária, o maior ensinamento é trazido por eles mesmos para os adultos.  

"A ONG é muito importante na vida das crianças e proporciona muitas coisas a todos. As crianças te ensinam a ser feliz pois elas aproveitam cada segundo da melhor maneira possível, e nós voluntários só conseguimos enxergar alegria, amor e gratidão estampados em cada rostinho. É muito gratificante", disse.   

Crianças da ONG Formiga Verde em atividades externas em São Carlos
Como participar

Qualquer criança que se encaixe na faixa etária pode participar das atividades, é só entrar em contato com a ONG Formiga Verde pelo telefone (16) 3413-7681 ou segui-la nas redes sociais.  

"Nossa visão de entidade diz que uma pessoa só é uma pessoa por causa das outras pessoas, e em cima disso fazemos o nosso trabalho e convidamos a todos para participar", finalizou Rodeney.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON