Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Enem: gabaritos podem ser consultados a partir desta quarta

Entenda o método de correção do exame

| Especial para ACidade ON

Candidatos devem ficar atentos ao cronograma do Enem (Foto: Divulgação) 

Passados os dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, o gabarito do exame é um dos momentos mais aguardados pelos participantes. Quem leva o caderno de questões para casa tem a oportunidade de conferir o número de questões que conseguiu acertar, muitos na tentativa de calcular a nota. Mas afinal, é possível saber a nota do Enem com o gabarito?  

O método de correção tem como base o TRI, a chamada Teoria de Resposta ao Item, que leva em conta o grau de dificuldade das questões durante a correção. Essa teoria analisa a coerência das respostas marcadas, atribuindo peso diferenciado para as respostas aleatórias e para os acertos garantidos por conhecimento. Por isso, não é possível saber a nota exata quando sai o gabarito, mas, dá para se ter uma ideia de como foi o desempenho geral na prova.  

Atenção: os candidatos que fizeram essa edição do Enem e querem ter uma ideia do desempenho devem ficar atentos. Os gabaritos e os cadernos de questões estarão disponíveis amanhã, quarta-feira, 13 de novembro. São três locais para consulta: site do Enem; portal do Inep e aplicativo do Enem disponível nas lojas virtuais de celular.  

Com a nota obtida no Enem, os estudantes poderão cursar a graduação em universidades públicas e privadas. É possível também conseguir financiamento estudantil e participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade Para Todos (ProUni). Quem tem o sonho de estudar fora do Brasil pode, ainda, usar a nota para ingressar em cursos de 42 instituições de Portugal, pelo Enem Portugal.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON