Aguarde...

cotidiano

Ideb: São Carlos se destaca no ensino médio, mas não bate meta no fundamental

Avaliação geral da educação do Brasil ficou longe da meta do médio, mas município está na contramão e foi bem avaliado

| ACidadeON/São Carlos

Escolas estaduais retomaram atividades presenciais em São Carlos (SP) em setembro. Foto: CBN São Carlos
As redes de ensino de São Carlos (SP) superaram a meta Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) prevista para as escolas de ensino médio em 2019, mas não conseguiram atingir o mesmo desempenho no ensino fundamental.

O índice, que avalia o desenvolvimento da educação básica brasileira, foi divulgado na terça-feira (15), pelo Ministério da Educação. O levantamento é feito a cada dois anos desde 2005.

Ensino fundamental
Em 2019, São Carlos ultrapassou a meta estabelecida de 6.8 para os primeiros anos do ensino fundamental (até o 5º ano) e atingiu 7.1. O índice, porém, é o mesmo do último levantamento, em 2017, e não teve evolução.

Já nos anos finais do ensino fundamental (6º e 9º), São Carlos ficou muito abaixo da meta estipulada pela terceira vez consecutiva. No levantamento de 2019, que tinha a meta de 6.0, a cidade atingiu 5.6.

Ensino Médio
No ensino médio, a avaliação geral da educação do Brasil ficou longe da meta, mas este foi o único índice que o município foi bem avaliado, atingindo 4.8 de uma meta de 4.5.

Como é feita a avaliação do Ideb
Feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), o Ideb é um índice de 0 a 10, calculado com base em dois fatores: índices de aprovação/reprovação dos alunos e de abandono dos estudos medidos no Censo Escolar; notas em provas de português e matemática no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Para ter um bom Ideb, é preciso ter baixas taxas de reprovação e de abandono de estudos, além de resultados satisfatórios no Saeb. Essa avaliação é aplicada a cada dois anos, em algumas etapas escolares: 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental, e 3º ano do ensino médio.  

*Com informações do G1 São Carlos e Araraquara. 

Mais do ACidade ON