Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

Cotidiano

Morte prematura de bebê é registrada junto a Polícia Civil

Pelo menos duas gestantes perderam seus bebês ainda na barriga. Câmara pede urgência na apuração das causas

| ACidadeON/São Carlos

plantão

A irmã de uma das gestantes que perdeu seu filho ainda dentro do útero na maternidade Dona Francisca Cintra Silva, na Santa Casa de São Carlos, registrou a ocorrência no Plantão Policial durante a madrugada desta sexta-feira (29). Segundo as informações do documento, a mãe passou a sofrer alterações na pressão arterial nas duas últimas semanas. Durante a sua última internação foi constatada a morte do bebê ainda dentro de útero.

O caso

Pelo menos, duas gestantes de 40 semanas perderam seus bebês na Maternidade Dona Francisca Cintra Silva, na Santa Casa de São Carlos, entre os dias 25 e 28 deste mês. A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de São Carlos recebeu a notícia e pede urgência na investigação e apuração das causas dos óbitos precoces. A Santa Casa informa que já abriu sindicância interna para esclarecer o assunto o mais rápido possível.  

Nota da Câmara 

"Tendo recebido na data de hoje a triste informação de que duas mulheres com 40 semanas de gestação lamentavelmente perderam seus bebês, na Maternidade Dona Francisca Cintra Silva, da Santa Casa de Misericórdia, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de São Carlos expressa sua preocupação diante do ocorrido e solicita urgentes esclarecimentos do Hospital e a rigorosa apuração dos fatos.

Faz-se necessário saber se houve a imediata abertura de processo investigatório no âmbito da instituição hospitalar, acerca das circunstâncias dos óbitos dos bebês registrados na última terça-feira, dia 26 de junho, e nesta quinta-feira, 28 de junho.
Nesse sentido, a Comissão se posiciona oficialmente perante o Dr. Humberto Sadanobu Hirakawa, coordenador médico da Maternidade, para que informe sobre os protocolos observados pelo Hospital no atendimento às gestantes sob seus cuidados.

Indaga-se se estes protocolos estão em consonância com as normas legais e se tais procedimentos poderiam dar causa aos óbitos infelizmente verificados.

A Comissão de Saúde, consternada, solidariza-se com a dor das famílias atingidas e comunica que está formalizando um requerimento na Câmara Municipal, para que as informações sejam fornecidas à Casa de Leis com a brevidade que o caso de extrema gravidade recomenda."   

Santa Casa suspende almoço dos funcionários e coleta de sangue

Resposta da Santa Casa  

"Sobre os óbitos fetais ocorridos nos dias 25 e 28 de junho de 2018, a Administração da Santa Casa de São Carlos abriu sindicância interna para investigar as causas.

A Comissão de Óbitos da Instituição foi acionada para avaliar as condutas e procedimentos relacionados aos óbitos.
Concluídas as investigações, a Santa Casa emitirá nota esclarecendo todos os fatos relevantes.

A equipe da Maternidade permanece à disposição dos familiares. A Santa Casa solidariza-se com as famílias nesse momento de perda e dor."

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Veja também