Aguarde...

cotidiano

Cidade registrou mais de 8 mil multas pelo Detran em 2019

Até o mês de setembro foram registradas 8.174 infrações de trânsito. As mais frequentes estão relacionadas à documentação do veículo.

| ACidadeON/São Carlos


Operação Direção Segura em São Carlos. Foto: Divulgação Polícia Militar

Com aproximadamente 170 mil veículos, São Carlos é uma das cidades que figura entre as maiores frotas do país. O número é expressivo e faz com que o município colecione reclamações decorrentes do trânsito, por vezes caótico, além das multas, frequentes nas contas do dia a dia.  

Ostentando uma média aproximada de 1,5 habitante por veículo, praticamente, é como se cada morador da cidade possuísse um carro ou uma moto. Para se ter uma ideia, a média nacional gira em torno dos 4,5 habitantes por veículo, segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).  

Não é para menos que só a Polícia Militar da cidade tenha aplicado 8.174 multas entre janeiro e setembro de 2019, segundo dados obtidos pelo ACidade ON por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI) junto ao Detran de São Paulo.  

As infrações mais cometidas nesse período foram:  

1 - Deixar de efetuar registro do veículo em 30 dias; 

2- Conduzir o veiculo que não esteja registrado; 

3 - Dirigir veiculo sem possuir CNH ou Permissão para Dirigir; 

4- Conduzir o veiculo em mau estado de conservação; 

5- Deixar o condutor de usar o cinto segurança.  

Município   

Agente de trânsito - Foto: ACidade ON São Carlos
 

Como descrito acima, o número faz referência às ocorrências registradas em 2019, até o mês de setembro, exclusivamente pelo Detran. Dessa forma, não foi considerado o montante de infrações contabilizado pelos agentes municipais.  

Já que o balanço de 2019 ainda não foi concluído, é possível ter noção da quantidade de multas aplicadas pelo poder municipal se voltarmos ao ano anterior, em 2018, quando foram contabilizadas mais de 20 mil multas de trânsito entre janeiro e agosto, em São Carlos.  

As três infrações mais comuns foram: excesso de velocidade, dirigir segurando telefone celular e conduzir o veículo sem o cinto de segurança.

Mais do ACidade ON