cotidiano

[ON Explica] Vacinação simultânea de gripe e Covid é indicada?

São Carlos (SP) segue aplicando a dose da gripe e a quarta dose de Covid em idosos acima de 80 anos

| ACidadeON/São Carlos -

Vacinação em Campinas (Foto: Carlos Bassan/PMC)

Com as mudanças na campanha de vacinação contra a gripe, a vacinação simultânea de Influenza e de Covid-19 está sendo questionada. Em São Carlos (SP), o intervalo entre as doses não é mais obrigatório para a população acima de 12 anos, segundo a recomendação federal.

No ano passado, o Ministério da Saúde defendeu que as doses das vacinas fossem aplicadas em um intervalo mínimo de 14 dias justificando que na ocasião ainda era "necessário monitorar eventos adversos pós vacinação contra Covid, no momento em que as vacinas foram introduzidas no país".

Mas desde o fim do ano passado, com a imunização já avançada e todas as doses sendo aplicadas, a pasta autorizou que as vacinas sejam aplicadas no mesmo dia, seguindo recomendação da Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (CTAI-Covid).

O objetivo, segundo o ministério, é minimizar as perdas de oportunidades para a vacinação e também oferecer em uma única visita aos postos, vacinas para conferir proteção a múltiplos agentes infecciosos. 

Vacina contra a gripe influenza, produzida pelo Instituto Butantan (Foto:divulgação/ministério da Saúde)
Informe técnico
A questão foi destacada no informe técnico da campanha nacional de vacinação, que enfatiza que as doses poderão ser administradas em pessoas acima de 12 anos, seguindo o Calendário Nacional de Vacinação. 

O informe, no entanto, destaca que é importante que seja priorizada a administração da vacina contra Covid-19 para as crianças de cinco a 11 anos de idade, contempladas nos grupos prioritários para a influenza. "Nestas situações, deve-se agendar a vacina influenza, respeitando o intervalo mínimo de 15 dias entre as vacinas", diz.

Onde tomar
Em São Carlos, as doses estão sendo aplicadas nos mesmos espaços e no mesmo horário - das 8h às 16h, com diferença entre adultos e crianças.

Para adultos, os locais são: Fundação Pró-Memória; USF Aracy I; USF CDHU; USF Jardim São Carlos; USF Jd Munique/Astolpho; USF Jockey/Guanabara.

Para crianças, os locais são: USF Antenor Garcia; UBS Redenção; UBS Vila Izabel; UBS Vila São José e USF Santa Angelina/Arnon.

Publicidade