ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

Economia

Copa do Mundo traz efeitos negativos para o varejo

Nos horários de jogos do Brasil, o comércio registrou queda de até 25% nas vendas

| ACidadeON/São Carlos

Vendas de camisas da seleção brasileira dispararam nas últimas semanas (Foto: Luã Viegas/ ACidade ON)
Um dos eventos que prometia alavancar as vendas do comércio nesse ano tem apresentado resultados um pouco diferentes do esperado. A Copa do Mundo tem movimentado alguns setores da economia, porém, tem prejudicado outros. Diferente de anos anteriores, muitas pessoas estão preferindo assistir os jogos em casa, pela economia e também pela comodidade. Mesmo a procura por novos televisores para acompanhar os jogos não correspondeu às expectativas de vendas dos lojistas. 

Dados divulgados pela Cielo, com base nas compras feitas no varejo durante os horários de jogos da seleção brasileira, mostraram que o movimento de alguns estabelecimentos no país tem caído. Na primeira partida, realizada domingo (17), a queda foi de 24,7% para o varejo total até 57,8% no segmento de vestuário.  

No segundo jogo, sexta-feira (22), não foi muito diferente. Se comparado a um dia normal, houve uma queda de 13,2% no movimento de bares, restaurantes e outros locais para alimentação. Em outros segmentos, essa queda é ainda maior, como o de vestuário (-32,8%). Só as padarias registraram aumento nas vendas, principalmente por causa dos jogos matinais. "Como o torcedor levanta mais cedo para assistir a partida e é costume comer pães e salgadinhos frescos, as vendas têm aumentado no período da manhã", explica Délis Magalhães, economista do Sincomercio.  

No caso dos supermercados, as vendas de itens de churrasco e petiscos têm subido. Porém, normalmente os produtos são comprados com certa antecedência, o que explica a diminuição do movimento nos horários do jogo, quando o consumidor já está em casa com tudo preparado.  

Apesar de alguns estabelecimentos apresentarem bons resultados, a grande maioria e o varejo como um todo têm registrado queda nas vendas, levando-se em conta todo o território nacional.

Veja também