Aguarde...

Economia

Cancelamento da Tusca gera prejuízo de R$ 12,5 milhões para São Carlos

Evento estava programado para outubro. Em 2019, a Taça reuniu mais de 30 mil pessoas por dia e movimentou R$ 20 milhões na cidade

| ACidadeON/São Carlos

Tusca em 2019 - Foto: ACidade ON São Carlos
 

Nesta sexta-feira (31), a organização da Taça Universitária São Carlos, a Tusca, publicou um vídeo nas redes sociais em que anuncia o cancelamento do evento neste ano. A Tusca estava programada para outubro e seria a quadragésima primeira edição.  

Com o cancelamento, deixam de ser injetados na economia de São Carlos pelo menos de 12 milhões e meio de reais. O valor corresponde às atividades mais diretas ligadas aos jogos.  

O economista, professor da Unesp, e colaborador do núcleo de economia da Acisc, Elton Eustáquio Casagrande, explica que segundo estimativa realizada pela Associação no início do ano a ausência dos estudantes na cidade já geram perdas de 25 milhões reais mensais para a cidade. "Os gastos das universidades são muito grandes, eles superam o orçamento da prefeitura. Então é um impacto imenso na cidade, só oriundo dessa interrupção. Agora, isso já foi ajustado, porque o que acontece é que o entretenimento oriundo das festas, eventos, o Tusca hoje é uma grande indústria do entretenimento, não é só um evento. Certamente é um valor que não vai entrar na cidade", disse.  

Para o vice-presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Carlos e Região, o Sinhores, Marcos Aurélio Benetti, os estabelecimentos já estão passando por sérias dificuldades. "Na verdade, o Tusca, nesse momento, não vai fazer diferença. A gente já está à beira do caos. A gente tem participado de praticamente todas as reuniões do comitê e o que a gente sempre pediu era que as casas nossas fossem reabertas com um protocolo bem seguro, feito com a vigilância sanitária, Ministério Público, com os empresários. A gente entende a pandemia, é perigoso, é mundial, a gente só não aceita ser fechado", explicou. 

Em 2019, a Taça reuniu mais de 30 mil pessoas por dia com shows e 118 jogos em 41 modalidades. Foram movimentados quase 20 milhões de reais na cidade.

Mais do ACidade ON