Aguarde...

Economia

Procon de São Carlos tem queda no índice de reclamações resolvidas por empresas

Segundo o órgão, o percentual de solução antes da pandemia ultrapassava os 90%, mas agora está em 73%; veja ranking de reclamações no município

| ACidadeON/São Carlos

E-commerce ganhou mais visibilidade na pandemia. Foto: Ilustrativa
O Procon de São Carlos (SP) registrou uma diminuição no índice de reclamações resolvidas pelas empresas. Antes da pandemia, o percentual de solução ultrapassava os 90%, mas agora está apenas em 73%.  

A pedido da CBN São Carlos, o órgão divulgou as dez empresas que mais tiveram reclamações feitas presencialmente na cidade em 2020. As instituições bancárias e de telefonia ficaram no topo da lista.  

Na primeira posição, como empresa com o maior número de reclamações na cidade, está o Itaú Unibanco, seguido pela Caixa Econômica Federal, Tim e Santander. Já da sexta à décima posição estão o Grupo Via Varejo - que cuida das Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.Com -, Vivo/Telefônica, Bradesco, Mercado Livre e CPFL.   

Diminuição de funcionários x falta de diálogo 
Segundo a diretora do Procon São Carlos, Juliana Cortes, o que chama atenção neste ano é a queda no índice de solução das empresas, ou seja, as reclamações são comunicadas às instituições, mas em muitos casos seguem sem sucesso.  

"Uma particularidade também é que caiu e muito o índice de soluções dos casos via Procon. Nós vimos muitas empresas que reduziram seu quadro de funcionários, principalmente as empresas grandes que tiraram o serviço de atendimento ao Procon. O Itaú, que praticamente não aparecia nos rankings e hoje é o primeiro, tinha um diálogo muito próximo conosco, mas como dispensaram alguns ouvidores, voltaram a ser reclamados. Temos o grupo Claro, que também tínhamos um diálogo muito próximo e com a pandemia perdemos. Isso é muito ruim para o consumidor", disse.  

Juliana Cortes ainda diz que algumas ações estão sendo feitas para aumentar a comunicação com as empresas e melhorar o índice de reclamações resolvidas. "O Procon de São Carlos compõe a diretoria da Associação Procons Paulistas, ou seja, nós representamos os Procons do estado, então através dessa fora que temos, iremos cobrar das grandes empresas um canal mais próximo junto aos Procon para que consigamos reaver esses diálogos que tínhamos com as empresas, principalmente com ouvidores que realizavam um trabalho impecável frente aos Procons", informou.

Para entrar em contato com o Procon São Carlos, o telefone fixo é 3419-4510 e o WhatsApp é 3419-4508. Os consumidores também podem adquirir mais informações no site do Espaço Consumidor.






Mais do ACidade ON