Aguarde...

Economia

Maioria das lojas adere à abertura do comércio no Dia das Crianças

Segundo lojistas, movimento estava tranquilo nesta segunda-feira (12). Estabelecimentos seguem abertos até 16h

| ACidadeON/São Carlos

Comércio de São Carlos (SP). Foto: CBN São Carlos
A maioria das lojas do Centro de São Carlos (SP) aderiu à abertura opcional nesta segunda-feira (12), feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças.

Segundo lojistas, o movimento no período da manhã foi tranquilo na principal área de comércio do município. No comércio de bairro, a adesão não foi grande. A maior parte das lojas abertas na região central era voltada ao setor de brinquedos e vestuário, itens que promovem a alta de vendas na data.

O comércio segue aberto até às 16h desta segunda (12), de forma opcional, já o shopping Iguatemi estará aberto até às 20h, mas a área de brinquedos continua fechada por conta da pandemia.

Expectativa
No comércio, o Dia das Crianças é a terceira data mais importante para o comércio brasileiro, ficando atrás do Natal e do Dia das Mães.

Com a pandemia, essa é a primeira data depois das medidas mais amplas de reabertura, então a expectativa se manteve grande entre os comerciantes. A Associação Comercial do município espera um aumento de vendas de 20% a 30% neste período.

Normas sanitárias
Mesmo com a flexibilização, os estabelecimentos devem continuar segundo os protocolos sanitários de funcionamento. As normas sanitárias são as mesmas para todos os segmentos: disponibilizar higienização para funcionários e consumidores com álcool gel 70% em pontos estratégicos; os funcionários devem utilizar máscaras durante toda a jornada de trabalho, assim como os consumidores; o acesso e o número de pessoas nos estabelecimentos devem ser controlados; manter todas as áreas ventiladas; e a fila deve ter distanciamento de 2 metros entre as pessoas.

Mais do ACidade ON