Aguarde...

Economia

Um terço dos veículos de São Carlos é isento de IPVA

Dados do Denatran também mostram que maior parte da frota é de veículos movidos somente à gasolina; branco, preto e prata "dominam" as ruas

| ACidadeON/São Carlos

Avenida Dr. Teixeira de Barros, tradicional Rua Larga, em São Carlos (SP). Foto: ACidade ON
Um terço dos 192.704 veículos em circulação em São Carlos (SP) não precisa pagar Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A informação consta em dados públicos disponibilizados até o mês de novembro pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). 

São Paulo é um dos quatro estados que isentam o pagamento de imposto para veículos com mais de 20 anos de uso. Na cidade são 65.182 carros, motos, caminhões e ônibus com data de fabricação anterior a 2001, o que garante o benefício.  

Em contrapartida, 126.855 unidades fabricadas de 2001 para cá precisam pagar o IPVA, o que representa 65,8% da frota são-carlense. A alíquota de veículos movidos à gasolina ou bicombustíveis é de 4%. Já os elétricos, somente a etanol ou gás recolhem 3%.  

Picapes cabine dupla também recolhem 4% e utilitários com cabine simples, ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares têm 2% de imposto sobre o valor venal.  

Os balanços do governo federal também mostram outros dados sobre a composição da frota da cidade. Passados 17 anos do lançamento do primeiro veículo flex no Brasil, o Volkswagen Gol, a maior parte da frota são-carlense é composta por veículos movidos somente à gasolina. Do total de automóveis com placas da cidade, 86.776 são movidos com o combustível de origem fóssil. Com popularização crescente, bicombustíveis vêm em segundo lugar, com 76.229 unidades em circulação. Há espaço ainda para o etanol, com 12.926, e diesel, com 10.878.  

Entre as novidades presentes no balanço do governo federal estão os veículos híbridos, ou seja, que usam motor elétrico e à combustão conjugados. São 37 automóveis com placas de São Carlos que usam esse tipo de motorização tida como ecologicamente mais responsável. A cidade conta ainda com 14 veículos totalmente elétricos, a maioria que necessita de recarga em tomadas.  

Fazendo um recorte das cores que mais circulam pelas ruas do município, o gosto do brasileiro por cores mais sóbrias se faz presente. São 39 mil veículos brancos, 39 mil na cor prata, 35 mil pretos e 23 mil cinzas.  

Dentre as outras cores, que quebram a monotonia nas ruas estão o vermelho, 20 mil, azul, 14 mil, e bege, com 5 mil veículos. Há ainda unidades pintadas de verde (8,6 mil), amarelo (2,6 mil), dourado (617), laranja (781), roxa (563).

Veja também: 
Repasses do Estado a São Carlos crescem 55% em dez anos 
 
Licenciamento de 2021 terá reajuste de 40% no Estado
 
IPVA 2021 deve ser mais barato para proprietários paulistas 
 
São Carlos se aproxima de 200 mil veículos em dilema sobre mobilidade


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON