Aguarde...

Lazer e Cultura

5ª Semana Senac de Leitura traz debates online sobre diversidade

Unidade de São Carlos (SP) traz uma programação especial a partir de quinta-feira (15). Confira

| ACidadeON/São Carlos

5ª Semana Senac de Leitura traz debates online sobre diversidade. Foto: Divulgação

A 5ª Semana Senac de Leitura, que vai até 17 de outubro, traz uma discussão sobre diversidade e as formas de ler e aprender o mundo. O evento é totalmente gratuito, de forma digital e aberta ao público.  

Assim como não existem barreiras para desenvolver novas habilidades profissionais que possam impulsionar um futuro mais próspero, a leitura é um bem precioso e transformador que pode estar presente em qualquer fase da vida, e de múltiplas maneiras.  

Por isso, como forma de levar e incentivar a leitura para todos, este ano o evento do Senac será online e conta com palestras e bate-papos relacionados a grupos minorizados, relações étnico-raciais, produções periféricas, representatividade, acessibilidade e biblioterapia. Na programação, os destaques são as produções de conteúdos acessíveis nas redes sociais, como debates, saraus, contação de histórias, oficinas de escrita e clubes de leitura.  

A unidade São Carlos preparou três atividades virtuais para o público. No dia 15, às 18h, terá um bate-papo sobre Leitura e Moda Plus Size: desconstrução de padrões, no qual profissionais da moda discutirão a respeito do segmento Plus Size, refletindo sobre como a moda pode auxiliar na aceitação do corpo e na construção de narrativas mais inclusivas e, também, como a leitura pode colaborar com a ruptura de padrões estéticos construídos no imaginário social.  

Já no dia 16, às 20h30, haverá a exibição da Leitura dramática: Casa de bonecas de Henrik Ibsen. Os docentes do curso Técnico em Teatro irão encarar o desafio de adaptar a leitura dramática de uma peça teatral para o meio digital, utilizando recursos disponíveis em tempo de isolamento social. No final do século 19, a peça abordada causou muita polêmica por denunciar a exclusão social das mulheres e por retratar a hipocrisia da sociedade burguesa.  

E para quem quiser ampliar a discussão sobre a leitura dramática, também no dia 16, às 21h30, terá um bate-papo com os profissionais que idealizaram a atividade. Os participantes poderão compreender, por exemplo, como foi fazer a interpretação remotamente e quais os atuais desafios da nova forma dos espetáculos acontecerem.  

Para participar não há necessidade de inscrição prévia, apenas acesso à internet e interesse em leitura e diversidade. A programação será realizada pelo canal do Youtube, no Microsoft Teams e nas redes sociais das unidades. Confira a programação completa em www.sp.senac.br/semanadeleitura.

Mais do ACidade ON