Aguarde...

Lazer e Cultura

Concurso cultural para estudantes da USP abre inscrições

Programa Nascente oferece prêmios de R$ 4 mil em sete áreas da cultura e se adapta por causa da pandemia

| ACidadeON/São Carlos

Programa Nascente volta às atividades em 2021, com adaptações em virtude da pandemia. Foto: Reprodução

Estão abertas até 20 de julho as inscrições para a 28ª edição do Programa Nascente USP, concurso cultural que revela talentos da Universidade nas artes cênicas, artes visuais, audiovisual, design, música e texto. 

Criado em 1991, o Nascente é organizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP e é voltado a estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade, em qualquer área do conhecimento. São sete as categorias contempladas pelo programa: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Design, Música Erudita, Música Popular e Texto. 

Para acontecer este ano, tendo em vista os protocolos de segurança exigidos pelo combate à pandemia, o Nascente precisou se adaptar. As tradicionais mostras, exibições e saraus dos finalistas foram repensadas como transmissões on-line e mostras virtuais. 

Os estudantes interessados podem inscrever trabalhos que tenham sido realizados até no máximo dois anos. Algumas categorias permitem a inscrição de apenas uma obra, enquanto outras, de acordo com o regulamento, permitem ao participante apresentar trabalhos em diferentes subcategorias. 

Quando preencher o formulário on-line, o estudante deverá enviar também registros digitais de sua obra, segundo a especificidade de cada campo: arquivos .pdf, .mp3 ou links para o Google Drive. 

Duas fases compõem o concurso. Na primeira, acontece a avaliação e a seleção dos pré-finalistas pela comissão julgadora. Na segunda, os finalistas expõem seus trabalhos nos eventos on-line de mostra, conforme cada categoria, e a mesma comissão julgadora escolhe os premiados e as menções honrosas. Cada categoria artística poderá ter até dois vencedores, que receberão um prêmio de R$ 4 mil, a título de direito autoral. 

Cada uma das categorias terá uma comissão julgadora, formada por dois docentes da USP, com competência reconhecida na área, e um especialista externo à Universidade. Mestrandos e doutorandos da USP nas áreas de artes e crítica podem participar como ouvintes das comissões julgadoras. Para isso, precisam se inscrever entre 14 de junho e 14 de julho. Os selecionados acompanharão os trabalhos das comissões e receberão um atestado de participação. 

Mais informações sobre as mudanças do concurso, inscrições e premiações podem ser encontradas no site do Projeto Nascente USP.



Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON