Publicidade

lazerecultura

Dourado espera 30 mil visitantes na Festa de São João Batista

Festividades religiosas começam nesta terça-feira (21), e a programação festiva tem início na sexta (24), dia do padroeiro

| ACidadeON/São Carlos -

Festa de São João Batista começa nesta semana em Dourado. Foto: Reprodução/Redes sociais 

Dourado começa nesta terça-feira (21) a tradicional Festa de São João Batista, após dois anos com atividades mais restritas em razão da pandemia de Covid-19. A expectativa da cidade é de 30 mil visitantes nos mais de trinta dias de festividades que incluem shows ao vivo e parque de diversões. 

A festa é "dividida" entre a programação religiosa e festiva. A religiosa é celebrada nesta semana, com santa missa e bênção às 19h30 e doação de um "gesto concreto" dos seguintes alimentos: feijão, arroz, açúcar e óleo, um a cada dia.

A celebração mais aguardada é na sexta-feira (24), dia do padroeiro, com alvorada festiva com a banda 19 de maio às 6h, caminhada de São João às 7h, bênção e venda de bolos, levantamento do mastro no Campo e na Praça da Matriz, junto com a tradicional fogueira na praça.

A programação festiva também começa na sexta-feira, às 18h, com a tradicional quermesse na barraca da festa, além de shows ao vivo com artistas locais e regionais e show de prêmios.

No domingo (26), às 9h30, acontece a cavalgada de São João, com saída do cemitério municipal, e bênção dos carros às 16h. À noite, por volta das 20h, o grupo da Boa Vontade da Melhor Idade apresenta sua quadrilha. 

Festa de São João Batista acontece na Praça da Matriz, em Dourado. Foto: Redes sociais/Paróquia São João Batista
Divisão na programação
Embora a festa comece ainda no Dia do Padroeiro, é a partir do mês de julho que começa a movimentação dos visitantes. Neste ano, a festa tem como novidade a Comemoração ao Dia do Douradense, que ocorre no dia 16, e promete agitar a cidade. Logo em seguida, no dia 17 de julho, tem leilão de animais na barraca da festa.

A partir de 22 de julho, os barraqueiros estarão liberados para montagem das famosas barracas de bebidas e comidas de todos os estilos. Nesta data também está prevista a chegada do parque de diversões. A expectativa da pasta de Turismo é de 30 mil visitantes e fomento do comércio local e regional.

"A expectativa de público para essa festa é com base em festas passadas. A festa de São João Batista é tradicionalíssima, há muitos anos acontece, e só vem crescendo a cada ano. A gente entende que isso fomenta muito nosso lado turístico da cidade, o potencial turístico que existe, e muita coisa que já acontece no turismo da cidade", disse o diretor de Cultura e Turismo Domingos Fernando Paglioni.

Todas as atrações são gratuitas e acontecem no entorno da Praça São João da Igreja Matriz, que fica no Centro da cidade. As festividades serão encerradas no dia 31 de julho, com a procissão com Andores dos Santos. A programação completa pode ser encontrada nas redes sociais da Paróquia. 

VEJA TAMBÉM 

Feriadão resultou em 14,3 mil autuações em rodovias na região de São Carlos 

Interdição da região da Estação segue até quinta (23) em São Carlos

Publicidade