Publicidade

lazerecultura

Cantora de São Carlos se destaca no rock e fala sobre tabus

Amanda Vergara é vocalista da banda que carrega seu nome e traz representatividade feminina: "ainda somos vistas como atração especial, e não somos"

| ACidadeON/São Carlos -

Vergara Rock é formada por Amanda, Gustavo, Leonardo, Victor e Talles. Foto: Divulgação

Julho é considerado por muitos o mês do rock. O ritmo forte e autêntico ainda é motivo de preconceito por muitos, e principalmente quando enaltecido por uma mulher. Em São Carlos, a artista Amanda Vergara quebra esse tabu como vocal e chefa de uma banda que carrega seu nome. 

Solo, Amanda soma quase cinco anos vivendo da música como uma profissão. A Vergara Rock, que também tem os músicos Gustavo Souza, Leonardo Vieira, Victor Gramollini e Talles, veio oficialmente em 2020, pouco antes da pandemia. 

"Todos nós já havíamos tocado juntos em outros projetos, mas como eu disse antes, o momento certo nos uniu. Contamos com o apoio e suporte de muitas pessoas, seja para desenvolver logo, camisetas, presskits ou mesmo dando espaço para que construíssemos nossa melhor versão. A Vergara é o meu time dos sonhos", contou.  

LEIA MAIS 

Cinemas de São Carlos estreiam Superpets e comédia romântica 

Companhia de teatro oferece oficinas gratuitas de encenação em São Carlos

A música lhe proporcionou diversas realizações, entre elas o lançamento de sua primeira música autoral em plataformas de streaming, com direito a lyric vídeo no Youtube. Neste ano foram mais de 90 apresentações, incluindo o primeiro show da banda no Sesc. 

"Em 2021, mesmo com um cenário de pandemia, pude participar de collabs com músicos que admiro, lives beneficentes, eventos virtuais da prefeitura, programas de rádio [...] O coração fica quentinho só de lembrar que já levei meu trabalho pra mais de 20 cidades dentro e fora do estado", disse Amanda.   


Uma roqueira na multidão
Mesmo que o cenário do rock para uma mulher seja desafiador,
Amanda Vergara ressalta que nomes como Joan Jett, Debbie Harry, Ann e Nancy Wilson, Linda Perry, Dolores ORiordan e Stevie Nicks estão sempre presentes e isso precisa ser reconhecido. 

"Eu sinto que as pessoas não percebem que nós, mulheres, sempre estivemos lá, sabe?! Nós cantamos, tocamos guitarra, baixo, bateria e tantos outros instrumentos, mas ainda somos vistas como uma atração especial. E não somos exceção", comentou. 

Com uma vontade de mudar esse quadro, Vergara lançou dentro de sua banda o projeto "Divas do Rock e Pop", iniciativa que busca mostrar o poder feminino na música, e principalmente no rock. 

"Era a chance de mostrar que temos mulheres poderosas por toda a história da música e que sim, nós podemos. A agenda de 2023 já está aberta e muitos dos convites que a banda recebe são relacionados ao projeto de Divas. Espero, cada vez mais, encontrar representatividade feminina nesses eventos e poder levar com a Vergara um pouco desse lado da história", disse a artista.  

Vergara Rock é formada por Amanda, Gustavo, Leonardo, Victor e Talles. Foto: Divulgação

Para ela, cada momento vivido através do rock tem uma energia única que deve ser sentida intensamente. "A música é o meu caminho para transbordar o que eu sinto, colocar tudo pra fora. Nos dias mais intimistas, por exemplo, aproveito para me conectar comigo, escrever ou mesmo compor algo", define Vergara. 

A banda Vergara Rock pode ser acompanhada pelo canal do Youtube ou pelas redes sociais. A vocalista também tem um canal com seus projetos solo no Youtube.  

VEJA TAMBÉM 

Moda e estilo, você sabe qual a diferença?

Publicidade