Aguarde...

divirta-se

Espetáculo que mistura tecnologia e mitologia tem exibições gratuitas em abril

Apresentação é gratuita e tem exibições dos dias 26 a 30 de abril em três horários; veja a sinopse

| ACidadeON/São Carlos

Espetáculo que mistura tecnologia e mitologia tem exibições gratuitas em abril. Foto: Reprodução
Estreia nesta segunda-feira (26), o espetáculo online C4V4L0 D3 TR014 (Cavalo de Troia), montagem que mistura mitologia, redes sociais e polarização. 

As apresentações acontecem dos dias 26 a 30 de abril, sendo três sessões diárias transmitidas às 11h, às 15h e às 19h. As exibições da montagem são gratuitas e acontecem no canal do Youtube da Leneus Produtora de Arte. 

A montagem é uma colaboração entre artistas de São Carlos (SP), a Leneus Produtora de Arte e a BiG Produções com apoio do edital ProAC Expresso LAB, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. 

Sinopse
Em um mundo polarizado, o "Jornal Imparcial" noticia a chegada do C4V4L0 D3 TR014, um inovador aplicativo que promete exterminar as fake news. O assunto viraliza entre influencers, sub-celebridades e livre-pensadores. 

Nesse contexto, surge o movimento "Cassandras pelo Brasil", liderado por uma enigmática mulher que denuncia o Cavalo de Tróia por usar as redes sociais para hackear e perseguir opositores. 

Cassandra: da mitologia para a atualidade
Os artistas encontraram no mito grego de Cassandra, nas diferentes fabulações sobre a Guerra de Troia e nas representações da Mulher Exilada, ingredientes relevantes para que forma e conteúdo fossem expressados em uma experiência de teatro online. "A ideia era colocar a Cassandra de Troia passando por esse mundo das redes", explica Fabiano Lodi, ator da montagem. 

Cassandra é uma personagem famosa por fazer previsões do futuro que ninguém acredita, após ser amaldiçoada pelo deus Apolo. Ela é julgada como louca depois de profetizar que o cavalo de madeira, presente dos gregos aos troianos sinalizando trégua entre eles na Guerra de Troia, era uma armadilha. 

A peça escolhe a figura de Cassandra para representar as vozes que emergem contra discursos dominantes e são silenciadas. Além do apagamento dessas figuras, o trabalho também debate a era das redes sociais, o negacionismo, os efeitos da "tendência do cancelamento" e a apropriação cultural. 

Serviço: 
C4V4L0 D3 TR014 (Cavalo de Troia)
Quando:
de 26 a 30 de abril, às 11h, 15h e 19h
Onde: Youtube da Leneus Produtora de Arte
Mais informações: Facebook da Leneus Produtora de Arte


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON