Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

Política

Viaduto 4 de Novembro passa a se chamar Viaduto Prefeito Antonio Massei

Lei municipal foi sancionada pelo prefeito Airton Garcia (PSB) e publicada no Diário Oficial do último dia 4

| ACidadeON/São Carlos

Viaduto 4 de Novembro muda de nome para Viaduto Prefeito Antonio Massei
 
O Viaduto 4 de Novembro, que liga a região central e a Vila Prado, passa a ser denominado "Viaduto Prefeito Antonio Massei", por iniciativa do vereador Marquinho Amaral, autor do projeto de lei No.155,aprovado pela Câmara e transformado na Lei Municipal No. 18.632, sancionada pelo prefeito Airton Garcia e publicada no Diário Oficial do último dia 4. A denominação homenageia o ex-prefeito que comandou a administração municipal por três gestões (1952-1956/1964-1969/1977-1981). O viaduto, entregue em outubro de 1968, foi uma das muitas obras que realizou na cidade.

Conforme a lei, a Prefeitura deverá afixar placa em homenagem ao ex-prefeito Antonio Massei em local a ser escolhido, constando ainda a frase: "Homenagem eterna também ao ex-governador Adhemar de Barros e ao ex-deputado Arnaldo Cerdeira, os grandes responsáveis pela construção deste viaduto".

Tocador de obras
Filho de Maria Stella Fagá e de Miguel Massei, nascido em São Carlos no dia 13 de junho de 1907, o ex-prefeito morou por muitos anos no Sitio Casa Branca de propriedade da sua família. Fez os primeiros estudos na Escola Coronel Paulino Carlos e formou-se contador pela Escola de Comércio do professor Julien Fauvel.Trabalhou na Companhia Paulista de Força e Luz e na Prefeitura Municipal de São Carlos, onde exerceu a função de contador. Casou-se com Terezinha Rispoli e teve uma filha, a professora Neusa.

"Prefeito Perpétuo", como foi reconhecido no final de sua trajetória política, Antonio Massei construiu a marca de um "tocador de obras" desde a primeira gestão em 1952, conquistada depois da campanha do "tostão contra o milhão". O ingresso na política ocorreu quando era tesoureiro da Prefeitura e mantinha intenso contato com os munícipes que o estimularam a candidatar-se prefeito. A campanha modesta teve grande apelo popular e o levou à vitória.

Na primeira gestão mostrou as credenciais de um político promissor: realizou obras e melhoramentos em vários pontos da cidade e manteve o estilo de antes, estabelecendo contatos diários com os moradores, especialmente dos bairros mais distantes da área central.

Entre as obras de seus mandatos estiveram o primeiro pronto socorro municipal, o estádio municipal Professor Luis Augusto de Oliveira, a EMEI Cônego Manoel Tobias (ele implantou a rede municipal de ensino), a rotatória da Praça Itália, o Viaduto 4 de Novembro, a inauguração do Teatro Municipal e a construção da Casa da Cultura (atual Secretaria de Educação) e o Terminal Rodoviário. Também foram empreendimentos de seus governos a regularização do abastecimento de água, com a captação no ribeirão Feijão, a doação de área para o campus I da USP para sediar a Escola de Engenharia de São Carlos, a construção da SP-318, estrada para Ribeirão Preto, a construção de galerias pluviais e o asfaltamento e ampliação da Avenida São Carlos, entre muitas outras.

Foi também o responsável pela construção da SP-318, atual Rodovia Engenheiro Thales de Lorena Peixoto Júnior, que liga São Carlos a Ribeirão Preto. Massei sancionou a Lei No.3.463, de 1967, que possibilitou abrir caminhos para a expansão da Avenida São Carlos para a região norte da cidade. A lei tornou obrigatório um recuo mínimo de quatro metros do alinhamento da rua para todas as construções localizadas em ambos os lados da Avenida no trecho entre a rua Adolfo Cattani e a travessa de acesso à Cidade Jardim. A região norte recebeu grandes investimentos de sua gestão nos anos 1970.

Em 1997, quando completou 90 anos, Antonio Massei recebeu homenagem da Câmara Municipal, onde compareceu acompanhado de sua filha Neusa e discursou, lembrando os tempos em que as campanhas eram feitas no corpo a corpo.

O ex-prefeito se retirou da política após concluir o terceiro mandato e transmitir o cargo ao sucesso no início do ano de 1983. Ele faleceu em São Carlos no dia 17 de fevereiro de 2000 aos 92 anos. Em sua homenagem, o Mercado Municipal e a Galeria dos Prefeitos do paço municipal receberam a denominação de Antonio Massei.

QUER CONTINUAR LENDO ESTE CONTEÚDO E MUITOS OUTROS? FAÇA SEU LOGIN OU CADASTRE-SE

Informe seu e-mail e senha cadastrados para ter acesso a todo conteúdo do site:

ainda não tem cadastro?
QUER LER ESSE CONTEÚDO? CADASTRE-SE

Informe seu Nome, E-mail e senha para se cadastrar no Acidade ON

Quero ser informado sobre promoções e ofertas do Acidade ON e seus parceiros
Aceito os Termos de Uso do Acidade ON

Veja também