Aguarde...

ACidadeON São Carlos

SÃO CARLOS
mín. 20ºC máx. 36ºC

Política

2020: Pesquisa aponta Newton Lima em 1º nas intenções de voto

Entre os mais rejeitados estão o atual prefeito Airton Garcia, o vereador Leandro Guerreiro e o petista Newton Lima.

| ACidadeON/São Carlos

Uma pesquisa eleitoral realizada em oito bairros de São Carlos revelou a intenção de voto dos eleitores do município. Em primeiro lugar aparece os nomes do ex-prefeito Newton Lima, seguido do atual prefeito de Ibaté José Parella. Além disso, os dados revelam a imersão política dos moradores entrevistados.  

Ao todo, foram ouvidas 405 pessoas acima dos 16 anos de idade. Os bairros abordados são Cidade Aracy, Vila Prado, Vila Nery, Jardim Bandeirantes, Jardim Elizabeth, Centro, Jockey Clube e Maria Stella Fagá.  

A pesquisa foi encomendada pela Rádio Pop FM de São Carlos e realizada pela empresa Paulista Jr. Projetos e Consultoria. Os dados foram registrados oficialmente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e estão disponíveis para consulta pública.  

Resultado   

Newton Lima, ex-prefeito de São Carlos. Foto: Divulgação Partido dos Trabalhadores (PT)


Os participantes da pesquisa responderam a um questionário com objetivo de medir o perfil dos eleitores, levantando informações como sexo, idade, profissão, renda familiar, forma como acompanha a política e a intenção de voto.  

Quando questionados sobre em qual possível candidato votaria nas eleições municipais de 2020, 24% dos entrevistados respondeu que votaria no ex-prefeito Newton Lima (PT), caso ele se candidatasse. 21,23 % votariam no atual prefeito de Ibaté, José Parella (PSDB), caso ele também concorresse ao pleito.  

O atual prefeito de São Carlos, Airton Garcia (SPB), aparece em terceira posição nas intenções de voto, com 15,80% dos entrevistados a favor. 

Rejeição   

Airton Garcia (PSB) é o mais rejeitado entre o público entrevistado


A pesquisa também apurou quais possíveis candidato os entrevistados não votariam nas eleições municipais de 2020.  

Como candidato mais rejeitado na pesquisa, aparece o atual prefeito de São Carlos, Airont Garcia (PSB), com 37,28% de rejeição, seguido do vereador Leandro Guerreiro (PSB), com 14,57 % de rejeição.  

Em terceiro lugar dos mais rejeitados aparece o nome do ex-prefeito Newton Lima, com 12,84%.  

Simulações  

Dentre as questões oferecidas aos entrevistados, estavam três simulações de embates entre os possíveis nomes para as próximas eleições.

Newton Lima vs. Neto Donatto  

Nesta simulação, o petista vence com 55,06% dos votos , sendo que 1,48% votariam nulo.
Netown Lima (PT) 55,06%
Netto Donato (PSDB) 43,46%
Nulo 1,48%

Airton Garcia x Netto Donatto  

Nessa amostragem, o atual prefeito perderia para o tucano, com 62,96% dos votos. 3,21% votariam nulo.
Netto Donatto (PSDB) 62,96%
Airton Garcia (PSB) 33,83%
Nulo 3,21%

Newton Lima x Leandro Guerreiro  

Mais uma vez, o petista ganharia, com 55,31% de votos, sendo que 4,69% votariam nulo.
Newton Lima (PT) 55,31%
Leandro Guerreiro (PSB) 40%
Nulo 4,69%

Atenção   

]




Um dos dados que chama atenção na pesquisa realizada, é que 32,84% dos entrevistados não acompanham as questões políticas da cidade. Dos que acompanham, a maioria (28,89%) prefere utilizada a televisão, seguido da internet (21,73%).  

Vale ressaltar que a pesquisa foi aplicada para um público de 44,20% do gênero masculino e 55,80% para o gênero feminino. O intuito principal foi descobrir quais seriam fortes nomes para as eleições de 2020, além dos possíveis candidatos com maior nível de rejeição pela população.


Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON