Aguarde...

Política

Vereadores aprovam criação do Museu do Esporte de São Carlos

A proposta agora será encaminhada ao Ministério do Turismo, em Brasília, que vai avaliar a possibilidade de liberação de verba para construção do espaço

| ACidadeON/São Carlos

O presidente Lucão Fernandes fez a indicação do projeto de lei ao Executivo. Foto: Divulgação/ Câmara Municipal de São Carlos
 

O Projeto de Lei (PL) para criar o Museu do Esporte de São Carlos foi aprovado pelos vereadores na sessão desta terça-feira (11).  

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes (MDB), que fez a indicação do PL ao Executivo, a construção do espaço será feita com recursos do Ministério do Turismo, não afetando os cofres municipais. "Existe recurso para tudo. Nós estivemos no Conexidades, nos reunimos com uma pessoa do Ministério do Turismo e nessa conversa nós perguntamos sobre a possibilidade de fazer um Museu do Esporte aqui em São Carlos. Ela falou que na ficha lá do ministério tinha recurso para essa finalidade. Então, uma vez que tem recurso para essa finalidade, esse recurso não poderia ser usado para as enchentes e outros tipos de necessidades que a cidade tenha. "  

"Se for usar recurso próprio [do município], eu entendo que a prefeitura deverá fazer a destinação de recurso primeiro para as necessidades e o museu pode aguardar um pouco mais para ser implantado na cidade de São Carlos", salientou Lucão Fernandes.  

Ainda de acordo com o vereador, o projeto agora será encaminhado ao Ministério do Turismo em Brasília, onde vai ser analisado.  

Em seguida, a verba deve ser liberada e a prefeitura poderá iniciar a construção do museu. O local ainda não foi definido.  

Entenda o projeto  

De acordo com o texto encaminhado pelo Executivo, o Museu de Esportes ficará subordinado à Secretaria de Esportes e Cultura e tem como objetivos implantar as condições necessárias para o desenvolvimento e execução de programas, projetos, pesquisas e estudos visando à preservação da memória esportiva da cidade e à implantação de políticas museológicas.

Lucão ressalta o potencial esportivo e o número elevado de esportistas nas mais diversas modalidades, existentes na cidade. "Nossa cidade tem grandes medalhistas, uns que já partiram desta vida e muitos outros que estão vivos para contar e expor a sua história. Podemos citar os medalhistas olímpicos Nelson Prudêncio e a Maurren Maggi. No futebol, os jogadores Élvio, Vardão, Fábio Aurélio, Bráulio, Ariovaldo e a Mônica de Paula. Temos o nosso jogador de basquete, Nenê Hilário, atualmente, na NBA dos Estados Unidos, enfim, são muitos os esportistas que tem história, troféus e medalhas para mostrar", explicou.  

Ele explicou ainda que a criação do Museu teve que partir do Poder Executivo. "É competência da prefeitura, criar um equipamento público como este. Quero agradecer a atenção do prefeito Airton Garcia e dos nossos secretários municipais Dr. Edson Fermiano (Governo) e Edson Ferraz (Esportes e Cultura), por acatar esse pedido e que consigamos expor as muitas preciosidades escondidas em fundos de gavetas, que precisam ser mostradas e divulgadas para a população são-carlense ter conhecimento do celeiro esportivo que sempre tivemos na nossa cidade", afirmou.

Lucão finalizou dizendo que espera poder contar com o apoio dos demais vereadores. "Não faço nada sozinho. Tenho uma equipe que sempre me ajuda e me orienta e meus colegas vereadores que estão sempre ao meu lado apoiando e colaborando para que projetos dessa envergadura, sejam aprovados e colocados em prática na nossa cidade. Espero contar com a votação positiva de todos e assim nossos esportistas terem um espaço para contar a sua história", finalizou.


Mais do ACidade ON